sexta-feira, agosto 15, 2008

Professor do Cefet é destaque no desenvolvimento do software livre

A iniciativa do professor Rogério Atem do Cefet Campos em aprofundar estudos e pesquisas em software livre, tem gerado interesses em diversas partes do mundo. Nestas pesquisas, o professor trabalhou com um modelo estruturado neste conceito do software público e teve contato com o coordenador do Portal do Software Público Brasileiro ligado ao Ministério do Planejamento, Corinto Meffe e, por outros contatos internacionais de desenvolvimento deste tipo de programa acabou por convidar para uma apresentação desta experiência na China. Em função da repercussão positiva diante de professores de outros países, Rogério apresentou uma proposta para a direção do CEFET Campos, com o propósito de inserir as soluções do Portal nos cursos de graduação e pós-graduação do CEFET.
Em seguida, outras instituições acadêmicas demonstraram interesse em ingressar no modelo de desenvolvimento colaborativo. A Universidade Federal de Lavras se antecipou e resolveu desenvolver já para este ano, dentro do modelo de produção, um novo módulo para um dos projetos disponibilizados no Portal: o InVesalius. As outras soluções beneficiadas serão o KyaPanel e o I3GEO. O KyaPanel será testado dentro da Faculdade Jesus Maria José para avaliação técnica das suas funcionalidades e o I3GEO, será utilizado em ambiente de teste do CEFET de Campos, para analisar o possível uso da solução nas prefeituras da região norte-fluminense.
Nas três experiências práticas a intenção do meio acadêmico será de familiarizar os alunos com o mundo das comunidades virtuais e de aumentar a motivação do uso das ferramentas de colaboração. Por conta disso, além do Cefet Campos, quatro outras instituições do meio acadêmico vão colaborar para a melhoria do ecossistema do Software Público: a Universidade Federal de Lavras (MG), a Universidade Federal de Santa Catarina, a Universidade de Brasília (UnB) e a Faculdade Jesus Maria José (DF) que estão se preparando para cooperar com as soluções disponibilizadas no Portal do Software Público Brasileiro.
Para organizar a interlocução com as Universidades será criada uma área, dentro do Portal, para o cadastro das instituições de ensino, dos projetos e dos alunos. Assim, o ambiente, além de aumentar a interação entre os alunos, professores e as comunidades, vai também guardar todo histórico de colaboração dos participantes dos projetos.
O modelo de colaboração tem um grau de inovação significativo, pois os projetos desenvolvidos terão uma aderência direta ao Portal, possibilitando que um projeto de graduação, por exemplo, seja acompanhado pelos professores, orientadores, outros alunos e a própria comunidade. Uma outra característica é que tais projetos vão alcançar uma aderência maior com as necessidades da sociedade.
A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI, do Ministério do Planejamento, vai assinar um Acordo de Cooperação com o CEFET Campos. O documento vai servir de base para o ingresso de outras instituições do meio acadêmico.
PS.: Fonte e mais detalhes aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

torres:

Roberto,

Tenho orgulho de ter estudado em uma escola técnica federal que se situa entre as melhores do brasil e do mundo !
Parabens ao Cefet Campos !
É esse tipo de iniciativa(desenvolvimento do software livre) implementada pelo professor Rogério, que nos faz acreditar num mundo melhor.

[ ]s RM