terça-feira, julho 03, 2012

Compra de votos com cartão nas eleições no México


Acho que já vimos isto em algum lugar:

“No início da campanha, cada voto custava cerca de 100 pesos, mas o valor aumentou conforme se aproximava o dia das eleições, segundo alguns eleitores.

- No domingo, você ia a uma sessão eleitoral, votava, tirava uma foto com a cédula marcada a favor do PRI e te entregavam o vale - disse Rocío Ugalde.

De acordo com o jornal local “La Jornada”, a entrega dos cartões começou na sexta-feira à noite, nos limites da Cidade do México e no município de Nezahualcóyotl. Os cartões eram identificados pela rede de lojas Soriana como “vale-presentes entregues pelo PRI para que Peña Nieto ganhasse”.

Embora refutem com veemência fraudes nas mesas de votação, muitos especialistas mexicanos não negam a compra ou coação de eleitores, um mecanismo inventado pelo PRI, mas que hoje não é exclusivo do partido.

- Vimos um esforço substantivo e sistemático de mobilização de eleitores comprometidos. Detectamos a entrega de vales de gasolina, crédito de celular e cartões de débito, mas não sabemos com precisão de quanto foi a soma de recursos - explica ao jornal espanhol “El País” Javier Osorio, diretor da “Más Democracia”, organização que monitora o processo eleitoral.

Para o especialista, a novidade é a técnica, mais sofisticada e discreta.
- O uso de cartões é novo. Comprometem os eleitores em troca de receber um benefício imediato. Muitos relatam que receberam cartões vazios, que só seriam creditados se a parte do trato for cumprida. Uma das maneiras de provar o voto, é tirando uma foto com o celular da cédula eleitoral. Só sabemos deste grau de uso de cartões eletrônicos por parte do PRI - disse Osorio.

Por conta destes problemas o candidato mexicano Andrés Manuel López Obrador, que ficou em segundo lugar nas eleições presidenciais mexicanas, disse nesta terça-feira que pedirá uma recontagem de votos por supostas irregularidades nas eleições que deram a vitoria ao candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto. Segundo López Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD), “o PRI gastou cifras milionárias em compra de votos no processo eleitoral de domingo”.

Peña Nieto obteve 38.15% dos votos, segundo a contagem preliminar oficial, enquanto López Obrador ficou com 31.64%.”

Há uma outra característica que pode ajudar a explicar métodos e processos similares: a existência da riqueza do petróleo e a imensa desigualdade social. Tudo isto contribui para aumentar a descrença com os mecanismos de representação política em diversas partes do mundo. O movimento ocupa visto em diversas cidades mundo afora mostra questionamentos sobre todo este processo.

Mais detalhes aqui.

Um comentário:

denis disse...

Minha humilde opinião é que tanto lá quanto aqui a culpa única e exclusiva é da população, pois é muito fácil dizer que os políticos são corruptos quando o próprio eleitor quer se da bem com pequenas migalhas, esse é um mal do mundo, principalmente do 3º mundo (os ditos "subdesenvolvidos"). Triste é ver quer passar para terceiros o que deveria ser obrigação de cada cidadão, para que a lei da fixa "limpa"? Deixar para a justiça uma coisa que nós deveríamos resolver, bastaria não votar nos corruptos e quanto mais fizéssemos isso ganharíamos credibilidade e daríamos medo nessa corja que usurpa nosso dinheiro todos os dias. É deprimente a situação política em nossa região, estado e país.
O brasileiro além de terem uma das maiores cargas tributárias da "galáxia" tem que pagar todos os serviços terceirizado (saúde, educação, segurança...). Enfim é lamentável como a inércia da nação faz desse país um desastre político administrativo.