quarta-feira, março 06, 2013

Projeto do Aeromóvel de Campos é selecionado no Edital do PAC-2 e publicado hoje no Diário Oficial da União

Este blog divulgou aqui no dia 27 de outubro de 2012 que o município de Campos, depois de contratar consultoria, tinha submetido o projeto de um aeromóvel, num Edital de Mobilidade Urbana, dentro do PAC-2 através do Ministério das Cidades.

Para a apresentação da proposta de Campos foi contratado o escritório do professor Fernado Mac Dowel de Castro. Projeto semelhante está sendo executado em Nova Iguaçu, Porto Alegre e pestá projetado para outras cidades.

A ideia do aeromóvel é de um gaúcho, Oskar Coester, empresário brasileiro que há quase meio século pesquisa soluções para o transporte urbano. O Aeromóvel foi projetado na década de 70. O projeto brasileiro foi utilizado na cidade de Jacarta onde opera com grande eficiência há 21 anos.

Uma versão do veículo foi projetado e está sendo executado também em Porto Alegre. É um projeto inovador que usa o ar para movimentar os vagões.

Estranho que até hoje a prefeitura nada tenha comentado sobre o assunto.

O blog voltou a comentar o assunto aqui no dia 3 de dezembro de 2012, depois de uma conversa com o engenheiro Mac Dowel.No dia 14 de dezembro o blog voltou ao assunto aqui expondo que o Ministério das Cidades tinha adiado a decisão sobre o Edital de Mobilidade Urbana para as cidades de médio porte.

É estranho repito que a prefeitura nada tenha comentado sobre o assunto, sabendo do forte marketing que usa. É possível que o fato tenha relação com a licitação pública para o transporte coletivo em Campos e também sobre a questão das receitas dos royalties, porque a proposta apresentada exigia uma contrapartida do município.

Não conheço detalhes da proposta, mas, há algum tempo este blog defende um projeto do tipo VLT integrando a margem esqueda e direita do rio Paraíba do Sul, ligando os bairros mais distantes à área central num sistema de transporte de massa. Comentamos sobre isto aqui no dia 18 de julho e depois aqui no dia 23 de julho do ano passado, entre outras notas.

É ruim que o projeto não tenha sido discutido com a sociedade. Aliás, é ruim que esta articulação de forma criteriosa e intensa não se dê no dia-a-dia. Imaginar que o Comudes possa dar conta de uma articulação que não seja de mão única é ser no mínimo ingênuo.

De qulaquer forma, o projeto está aí. O engenheiro e professor Mac Dowell foi muito criterioso e preferiu não dar detalhes sobre o projeto, mas o blog apurou que o desenho previsto para Campos prevê uma ligação de Guarus com a área central e na outra ponta em direção ao Jóquei e Goytacazes. O projeto, assim como o VLT pode ser desenvolvido em módulos.

De qualquer forma, está aí a informação. Abaixo a página do Diário Oficial da União desta quarta-feira, 56 de março de 2013 que divulga a Portaria Nº 109 do Ministério das Cidades e um pequeno vídeo sobre o funcionamento do aeromóvel.





















PS.: Atualizado às 19:14 para pequeno complemento.
PS.: Atualizado às 19:40: No Estado do Rio de Janeiro, mais dois municípios d emédio porte aprovaram projeto neste mesmo edital: Niterói e Volta Redonda. A antiga capital do Rio de Janeiro aprovou dois projetos, um próprio e outro junto do governo estadual: um para implantação de BRT: Charitas-Centro e o outro também para BRT em direção ao leste. Já o projeto de Volta Redonda é também para um corredor de transporte urbano, chamado Arco-centralidades.

4 comentários:

Anônimo disse...

Estranho o fato da PMCG não se manifestar diante de um assunto de tante relevância para o município de Campos.

O que será que existe por parte da prefeitura contra este projeto maravilhoso?

Anônimo disse...

nessa matéria já é citado o aeromóvel http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=17441.

Unknown disse...

Boa noite professor, para aqueles que não tiveram a oportunidade de assistir a matéria do cidades e soluções, segue aí o link : http://g1.globo.com/globo-news/cidades-e-solucoes/videos/t/programas/v/conheca-novo-meio-de-transporte-de-massa-brasileiro-que-nao-emite-poluentes/2183361/

Renato Teixeira disse...

Caro Professor e Eng° Roberto,
Parabéns por mais essa vitória de seu blog que ,com exclusividade, noticiou desde a primeira hora esse revolucionário projeto a ser implantado na nossa terrinha.Com certeza,se constituirá na espinha dorsal do sistema de transportes a ser instituído em nossa cidade que será integrado as linhas de ônibus e vans a ser definido na nova concessão cujo edital se encontra na rua em fase de processo licitatório.Em termos de mobilidade urbana estamos saíndo do século 19 e entrando no século 21.
Saudações alvianis
Renato Teixeira