segunda-feira, março 14, 2016

Consórcio Integra (OSX + Mendes Jr.) se prepara para encerrar atividades no Porto do Açu

O Consórcio Integra, compostos pelas empresas OSX e Mendes Júnior que montaria os módulos (e também faria a integração dos mesmos) nas plataformas P-67 e P-70, está prestes a encerrar as suas atividades no Porto do Açu.

O Consórcio Integra, assim como outros estaleiros e empreiteiras pelo país, foram atingidos em cheio, por conta da crise gerada, simultaneamente pelo baixo preço do barril de petróleo e pela Operação Lava Jato na Petrobras.

Segundo informações obtidas pelo blog, na semana passada foi embarcado no Porto do Açu, o módulo montado pelo consórcio para uma das plataformas previstas no contrato inicial. O módulo saiu numa balsa para ser levado para outro terminal portuário, de onde será levado, para ser integrado em um estaleiro da China.
Módulo em início de montagem pelo Consórcio Integra no Porto do Açu  

O outro módulo que se ainda encontra no Açu teve apenas a base montada. Não está concluído. Ele também será embarcado, após algumas soldas. Ainda segundo as fontes do blog, um navio já está ancorado no Porto do Açu, para embarcar os equipamentos que sobraram e estão inativos no pátio cimentado, junto à entrada do Terminal 2 do Porto do Açu, que foi usado por cerca de dois anos pelo consórcio.

Hoje o Consórcio Integra possui junto ao Terminal 2 do Porto do Açu, mantém apenas 15 trabalhadores na área operacional e 150 na área administrativa. No auge chegou a possui mais de 700 trabalhadores. As duas empresas que compõem o consórcio se encontram em recuperação judicial. Assim, a única base de construção naval existente na região está sendo desfeita.

Módulo montado pelo Consórcio Integra no Açu e embarcado 
na semana passada para a China
Caso semelhantes estão ocorrendo em outros estaleiros no Brasil. Em Niterói, Rio, Angra dos Reis, Rio Grande do Sul e em Pernambuco, junto ao Porto Suape e outros. , Em Suape, PE, hoje a empresa japonesa IHI confirmou sua saída na sociedade com o Estaleiro Atlântico Sul, lá montado. Assim, o setor naval brasileiro está sendo desmontado.

Os responsáveis pelos desvios e pela corrupção precisam ser punidos, porém, o desmonte desta importante base da indústria naval no Brasil é trágica. Ela é base da política de "Conteúdo Nacional" exigida pela ANP para as petroleiras atuarem no Brasil e assim agregar valor, à exploração do petróleo das reservas do Pré-sal. Este encaminhamento é nocivo aos interesses nacionais.

É desnecessário dizer quem ganhará com isto. Assim como antes, as sondas, plataformas e as embarcações de apoio que atuarão na exploração do pré-sal, quando da retomada dos preços e do novo ciclo do petróleo serão todas vindas e montadas fora do Brasil. Gerarão empregos no exterior como acontecia na época de FHC.

3 comentários:

Anônimo disse...

"Crise provocada pela operação Lava Jato". Acho que dessa vez o Senhor forçou um pouco a barra professor!

Anônimo disse...

Brasileiro é incompetente até para construir uma rodovia que não seja torta, regular sequer um sinal de trânsito.

Mas querem construir sonda e plataforma? Essa é boa!

Na próxima existência talvez aprendam

Roberto Moraes disse...

Muita pequenez. Primeiro em querer deturpar o que disse, ao pegar a parte pelo todo. E o segundo com a mente eternamente colonizada e submissa.

Os nossos estaleiros já fazem as sondas e plataformas. O debate é outro.