sábado, setembro 10, 2016

China consome 13% de todo o petróleo do mundo e parece se preparar para tempos difíceis

Ontem postamos aqui que as importações de petróleo da China cresceram 14% no primeiro sestre de 2016 e atingiram 7,5 milhões de barris por dia. Porém, o assunto merece uma observação complementar que o blog fez, como atualização na nota anterior, mas ela merece mais destaque com esta outra nota.

Vale lembrar outros dados relacionados ao assunto. Assim, se pode observar que a China além de importar grande volume de petróleo, ela é atual 5º maior produtora de petróleo do mundo, com cerca de 4,3 milhões de barris por dia. Hoje, a China só fica atrás da Rússia, Arábia Saudita, EUA e Canadá.

Assim, entre importação (7,5 milhões de barris por dia) e produção chinesa (4,3 milhões de barris por dia) se chega a um volume total de quase 12 milhões de barris por dia, o equivale a aproximadamente 13% de todo o petróleo produzido no mundo. Sim 13% de todo o petróleo do mundo.

A realidade chinesa é que ela hoje importa mais ou menos 60% e produz na própria China os demais 40% do que hoje consome. Diante desta realidade e do fato de que a China amplia as explorações, em ambiente offshore, ao sul do Mar da China, em busca de novas descobertas, não é difícil compreender que ela de está copiando os EUA.

Assim, a China aproveita o barril do petróleo mais barato no mundo para importar, ao invés de consumir o petróleo próprio. Assim, preserva suas suas reservas. Isso quer dizer alguma coisa. Inclusive a de que a China pode estar se preparando para dias difíceis.

Mesmo considerando que são situações diferentes, o caso serve também para observar que o aumento de produção a qualquer custo pelo Brasil, pode ser uma estratégia ruim. Pior ainda, se o esquema for a do governo Temerário e golpista de entregar tudo que está pronto e descoberto de bandeja. Seguimos observando.

Nenhum comentário: