segunda-feira, setembro 19, 2016

Estrutura do grupo (holding) Prumo controlador do Porto do Açu

A Prumo Logística Global S.A. é substituta da empresa da área de logística LLX que foi criada pelo empresário Eike Batista. Na ocasião, o grupo (holding) que foi se formando com várias empresas controladas era o EBX.

O blog já comentou e postou aqui várias vezes como a Prumo foi deixando de ser uma empresa, para também ir se transformando na forma de um grupo, com outros empreendimentos controlados em que possui participação variada.

Alguns destes empreendimentos estão parados e sem previsão de voltar a atuar, mas ainda existem sob a forma de empresas e contrato social. Há sempre muita dificuldade das pessoas, no dia a dia, em acompanharem este processo e saber sobre as responsabilidades e interesses por empresa.

A Prumo Logística Global S.A. controla o Porto do Açu que é uma de suas empresas, é controlada, majoritariamente, pelo fundo financeiro (banco) americano EIG Global Energy Partners.

Na composição mostrada abaixo está inclusa no relatório de resultados da Prumo no 2 º trimestre de 2016, portanto, até a data de 30 de junho de 2016. Na segunda imagem, também deste relatório de resultados, está o peso da participação do grupo em cada uma das empresas citadas.

O blog entende que assim, contribui para que a comunidade (incluindo gestores públicos e os empresários) da região entenda melhor quem é quem e quais interesses estão em jogo.

Para os acadêmicos a informação serve para ajudar na interpretação sobre como a economia opera sobre espaço em articulação com os poderes políticos e com diferentes repercussões e impactos.
































PS.: Atualizado às 17:36: para corrigir a redação que saiu truncada em diversos trechos.

Nenhum comentário: