sexta-feira, setembro 02, 2016

Feirão/liquidação das partes da Petrobras segue e vai concentrar mais áreas com oligopólios

Duas notas do blog com enorme repercussão mostraram o fatiamento e o processo de liquidação das empresas do grupo Petrobras. Assim, como Jack, o estripador: por partes. Veja aqui e aqui.

Além do campo de Carcará no pré-sal, da malha de gasodutos do Sudeste, da BR-Distribuidora, também estão vendendo a Liquigás que foi adquirida em 20004 e responde atualmente por 21,9% do mercado brasileiro de GLP.

Informações preliminares dizem que o preço seria de R$ 2,5 bilhões, que segundo o próprio presidente da Associação Brasileira de Revendedores de GLP, não paga nem os vasilhames que a Liquigás possui para comercializar o produto.

E quem são as interessadas na compra: as suas concorrentes - Ultragaz, Copagaz e Nacional Gás. Estas, mais a Supergasbras respondem por quase 90% do setor de GLP do país.

Não é difícil concluir em que esta concentração ainda maior do setor vai dar no final. O cidadão que compra botijão de gás vai sentir no bolso. Hoje, a Liquigás, mal ou bem, ajuda a controlar - equilibrar - os preços do setor.

Para isto servem as crise econômicas cíclicas do sistema. Na fase de colapso, as empresas menores são pressionadas, se endividam e são vendidas para as grandes, que se transformam, ou ampliam o porte do oligopólio, como se avançassem para o monopólio do mercado.

A fase de colapso econômico do ciclo enfraquecem os governos, porque caem as arrecadações e assim, são pressionados para privatizar e vender o filé mignon.

Já foi comentado aqui diversas vezes que esta é certamente a maior de todas as contradições do sistema. Se diz que a concorrência de mercado auto-controla os preços e evita o lucro espúrio. Mas que nada.

Os operadores do sistema logo, logo acabam com qualquer disputa, formam carteis e oligopólios, especialmente, nos casos de produtos essenciais (que não podem deixar de ser comprado) e, sem controle e regulação dos estados fragilizados e cooptados pelo poder econômico que finge não ver nada, eles deitam e rolam acumulando lucros encima dos menores.

Pois então, observemos o valor do botijão de gás hoje e depois que o esquema se viabilizar. Mais uma vez quem perde?

Nenhum comentário: