quinta-feira, abril 06, 2017

Depois da Total, Statoil e Shell agora quem está chegando para abocanhar o pré-sal é a Esso

É de chorar ver seguir o leilão das partes da Petrobras.
Depois da norueguesa Statoil, da francesa Total e anglo-holandesa Shell agora é está chegando a vez da Esso que está negociando seu quinhão.
A turma do Parente já acertou o acordo com a petrolífera americana Exxon Mobil.
Era sabido que os americanos não iriam ficar fora do pré-sal, pelo qual tanto dedicaram esforços, contribuindo para o golpe no país.
Há quem garanta que a expansão da Total, adquirindo ativos da Petrobras, tenha por trás, acordo cruzado sobre ativos com a petroleira americana Chevron no Golfo do México.
Atualmente, a Esso é a única grande corporação privada petroleira (IOC) que não tem atuação no Brasil.
Não tinha.

PS.: Sobre a venda da malha de gasodutos da Petrobras (NTS) de cerca de 2 mil km e capacidade de transporte de 158 milhões de m³ , é interessante observar que no mesmo dia que o negócio com o fundo canadense Brookfield foi efetivamente concretizado, o banco Itaú comprou desta uma fatia para alcançar 7,6% de participação no negócio. Parece - e tem toda a pinta - de ser intermediação. É só rastrear o dinheiro.

5 comentários:

Rafael disse...

Roberto, acompanho seu blog há mais de 5 anos. Sempre admirei o seu trabalho pelo ponto de vista crítico do blog.

Com a chegada dessas empresas aqui no Brasil, você acha que a mão de obra local será beneficiada? Ou os empregos gerados serão em grande maioria para estrangeiros?

Parabéns pelo trabalho.

Abraços.

Roberto Moraes disse...

Olá Rafael,

Esta é uma conversa longa.

Sobre o assunto eu comentei com mais detalhes numa entrevista que o programa "Questão de Base" do Sindipetro-NF fez comigo no dia 1 de março passado. O link dela no Facebook sehue abaixo:

https://www.facebook.com/sindipetronf/videos/1270867942967029/?hc_ref=SEARCH

Há na região uma especulação sobre isto que não tem base factual. É fato que as petroleiras de fora que estão adquirindo os ativos da Petrobras têm mais capacidade de alavancagem de projetos no curto prazo, mas isto com o preço do barril mais baixo andará pouco.

Mesmo que isto venha melhorar mais adiante em novo "ciclo petro-econômico", com a redução e quase eliminação das exigências do desenvolvimento de conteúdo local nos empreendimentos, estas empresas petroleiras e para-petroleiras (as que fornecem tecnologia, equipamentos e serviços par ao setor) vão tender a contatar tudo isso lá fora, nos seus países de origem, onde já possuem relações e muitas vezes até a composição dos mesmos grupos acionários.

Cada vez mais há mais empregos e recursos circulando nestas para-petroleiras do que muitas vezes nas petroleiras. E isto muda completamente o cenário que interessaria aos trabalhadores. Algumas prefeituras da região não levam isto em conta, porque pensam apenas nas receitas dos royalties.

É uma discussão ampla, mas para mim esta é a questão essencial. Infelizmente, boa parte dos trabalhadores que atua no setor está iludido pelo discurso da mídia comercial com seus interesses. Assim, não analisam a questão de forma mais ampla.

Até aa federações dos empresários do setor industrial (Fiesp e Firjam) só acordou para o fato muito depois.

Sds.

Rafael disse...

Obrigado pelo esclarecimento Professor.

Como o Sr. comentou, realmente vejo uma tendência de empregos e recursos circulando mais nas para-petroleiras. Estou formando na área de petróleo pela UENF e vejo que esse movimento não tende a beneficiar a geração de empregos na região. Digo isto pois mesmo sendo uma "mão de obra qualificada", com bom nível de inglês e estágio em uma empresa de grande porte na setor petrolífero, estou encontrando grande dificuldade na busca pelo primeiro emprego na área.

Agora é acompanhar o mercado e tentar uma colocação profissional.

A propósito, excelente entrevista.

Sds.

Roberto Moraes disse...

Rafael
Desculpe os erros de concordância na resposta escrita de chifre e sem nenhuma conferência.

Desejo boa sorte a você.
O seu depoimento reforça a tese da interpretação.

Mantenha o blog informado das suas interpretações sobre os movimentos no setor e do seu percurso.

A interpretação que fazemos é sempre calcada na observação empírica e com base em variadas fontes, desde entrevistas, contatos pelo blog, análise documental e de notícias nas mídias.

Abs.

Roberto Moraes disse...

RS RS o teclado do smartphone transformou "de chofre" em "de chifre". RS RS...