segunda-feira, junho 19, 2017

Volume extraído de petróleo e gás no pré-sal prestes a ultrapassar metade de toda a produção nacional

A produção de petróleo e gás natural camada pré-sal no Brasil já atinge 1,57 milhão de boed (barris de óleo equivalente: óleo + gás).

Este é o resultado de maio, com um volume 5,1% acima de abril.

Em comparação a maio de 2016, houve um aumento de 37% da produção da camada pré-sal.

Esses resultados derivam principalmente, do início da produção do projeto Lula Sul, através da P-66, e do retorno à produção após parada para manutenção, da plataforma FPSO Cidade de Angra dos Reis.

Está muito próximo da produção nacional de petróleo e gás no pré-sal superar todo o restante.

Em abril passado a produção total no Brasil foi de 3,18 milhões boed. Comparando a produção de pré-sal de maio com a produção total (e não apenas da Petrobras) de abril (pq a ANP só no mês que vem divulga - 60 dias depois) este percentual seria de 49,3%. (1,57 boed /3,18 boed)

E tinha gente que dizia que o pré-sal era uma miragem e/ou apenas um discurso.

Estes resultados resultam de uma empresa estatal - Petrobras - que mesmo sendo vilipendiada de todos os lados, e diante do já longo período de colapso de preços do barril, segue sendo procurada para parcerias por todas as grandes petroleiras do mundo.

Enquanto isso, os novos dirigentes golpistas da Petrobras seguem fatiando e entregando a preço vil, seus ativos, desintegrando a empresa com a promoção do desmonte dos seus diversos setores, pessoal, refino, logística, exploração, etc.

Há que se denunciar e seguir resistindo. Este quadro não persistirá!

PS.: A Shell (incluindo a BG comprada em 2016) que está colada nos ativos da Petrobras, já ultrapassou a produção de 350 mil barris de óleo equivalente por dia em abril no Brasil. E segue aumentando a sua participação na produção nacional de óleo e gás. Assim, a Shell pretende chegar à produção de meio milhão de barris por dia até 2020.

PS.: Atualizado às 16:54 e 17:02: Abaixo a tabela dos 20 maiores produtores de óleo e gás (boed) no Brasil. Tabela do Boletim Mensal de Produção da ANP, em abril de 2017, p.14/32. Como se pode ver a produção das petroleiras estrangeiras no país já ultrapassa, hoje, os 620 mil boed.
 

Nenhum comentário: