segunda-feira, junho 26, 2017

"A visita do imperador" por Eugênio Soares

O professor Carlos Eugênio Soares de Lemos contactou o blog para boas notícias, em tempos bravios. A divulgação de "dois trabalhos de literatura que estão sendo desenvolvidos sobre a nossa região esse ano".

O primeiro dos dois trabalhos é sobre o livro "A visita do Imperador". "No link abaixo segue a sinopse da ficção histórica que retrata a passagem do imperador Pedro II sobre a região. A narrativa é mais sobre a sociedade que o recebe do que propriamente sobre o soberano. Ele é apenas o motivo para falarmos de nossas antigas assimetrias."
Abaixo a sinopse na íntegra e o link no perfil do FB e, ao lado, o convite para o lançamento do livro:

"A visita do Imperador" é um romance (ficção histórica) que resultou de uma pesquisa, desenvolvida ao longo dos últimos três anos, sobre a primeira visita do imperador Pedro II ao Norte da Província do Rio de Janeiro, em 1847, quando tinha apenas 21 anos. Misturando personagens históricos e ficcionais, o fio da narrativa é sobre as disputas que envolvem a visita do monarca a uma comunidade tão rica quanto iletrada, num contexto de consolidação política do Império, emergência do Romantismo literário, acirramento dos debates sobre o fim do tráfico de escravos e a expansão do modelo civilizacional francês. Nessa visita, em que predominou o jogo das aparências, os nomes de família, as traições políticas, as alianças matrimoniais e a sobreposição dos interesses privados aos públicos, revelam-se as desigualdades que, muito embora pareçam distantes no tempo, ainda se apresentam com outras máscaras na realidade do Brasil atual.

https://www.facebook.com/eugeniosoares1847/

"O segundo trabalho é a peça de teatro "As pessoas na sala de jantar", que aborda o cotidiano de uma família do interior fluminense nos anos de chumbo Ditadura Militar. Essa montagem está sendo realizada no regime de colaboração participativa. No link abaixo segue o site no qual as pessoas podem colaborar".

https://www.catarse.me/aspessoasnasaladejantar?ref=facebook&utm_source=facebook.com&utm_medium=social&utm_campaign=project_share_insights

Duas ótimas pedidas no campo cultural, abordando questões que ligam o poder político na escala nacional, ao cotidiano da vida na região. Parabéns professor Eugênio pelas inciativas. Vale participar e colaborar!

Nenhum comentário: