domingo, junho 09, 2019

The Intercept Brasil revela armações entre procurador e o juiz Moro no julgamento de Lula

O The Intercept Brasil publicou há pouco no seu site, revelações e acordos entre Dallagnol e o juiz Moro na ação contra Lula feitas em conversas pela internet (chat).

Entre outros registros há um em que o juiz "Moro sugeriu trocar a ordem de fases da Lava Jato, cobrou novas operações, deu conselhos e pistas e antecipou ao menos uma decisão, mostram conversas privadas ao longo de dois anos".

Os conteúdos divulgados aqui são dos jornalistas Rafael Moro Martins, Alexandre de Santi, Glenn Greenwald.

As provas trazem evidências das armações, lembrando que procurador (promotor) em tese acusam contra o crime, numa atuação que em tese seria em defesa da sociedade.

Já o juiz arbitraria e julgaria sem negociações que é uma aberração jurídica e expõe os processos usados no golpe institucional jurídico-midiático que seguiu à derrubada Dilma e interferiu nas eleições de 2018.

Como se sabe, o juiz Moro logo depois foi beneficiado por uma nomeação de quem ajudou a ganhar eleição em outro "acordo político".

PS.: Atualizado às 20:58:

Não se deve esquecer que o Greenwald tem credibilidade enorme depois que foi o repórter que denunciou o esquema da NSA dos EUA. A mídia internacional já desconfiada de todo esse processo no Brasil deverá tratar o tema rapidamente.

Fica quase evidente que a questão divulgadas de que os celulares de Moro e Dallagnol teriam sido hackeados deve ter sido uma forma de tentar evitar o escândalo. Aliás, as acusações simultâneas de hackeamento de Dallagnol e Moro, só reforçam a veracidade dessas informações vazadas para o The Intercept. As fontes teriam guardado as informações que tiveram acesso no exterior para evitar pressões.

O STF fica emparedado e deverá ser arguido ainda nesta segunda-feira pela defesa de Lula.

Nenhum comentário: