terça-feira, junho 18, 2019

Toda a reserva do Pré-sal equivale a 7 vezes o PIB. Só 1% foi extraído e boa parte está sendo entregue

Há muitas pessoas que ainda não têm uma dimensão do tamanho da reserva de petróleo e gás do Brasil. 

Todo o Pré-sal equivale a cerca de 7 vezes o atual PIB do Brasil.

Isso mesmo! 

Para ser mais exato 6,9 vezes toda a riqueza material atual do país. 

O que foi explorado até agora equivale a pouco mais de 1% do total de petróleo e gás natural, mesmo considerando que o pré-sal, hoje já produz cerca de 2 milhões de barris por dia (boe), ou 60% do total da produção no país.

Infelizmente, grande parte disso está sendo entregue a preço vil para as petroleiras privadas estrangeiras (IOCs), depois de ter sido descoberto pela Petrobras. 

Assim, a renda petroleira extraída dessa riqueza passa para o controle externo. 

Como os novos donos desse petróleo e gás extraídos, as petroleiras estrangeiras decidem o que fazer de sua produção e certamente levarão a maior parte para ser beneficiada fora do país, onde suas receitas se multiplicarão, na medida em que o produto processado ganha mais valor.

Da mesma forma, serão eles que decidirão onde e com quem comprar (ou fretar) plataformas, equipamentos, serviços e tecnologia que deixarão de empregar até 8 milhões de pessoas no Brasil (em funções de altas qualificações) na próxima década.

Assim, o golpe institucional de 2016, inverteu a lógica e começou a entregar, a preço de xepa, a joia da coroa, descoberta pelos geólogos do Brasil.

4 comentários:

Armando disse...

Onde estão nossos militares nacionalistas, porque eles deixam nosso petróleo ir parar nas mãos das empresasa estrangeiras?

leonardo-pe disse...

Os Militares nacionalistas foram EXPULSOS do governo Bolsonaro. não estão nem ai pro brasil e seu povo. são da turma dos 30 dinheiros.

Anônimo disse...

Esses dados são exclusivos. Niguem tem coragem de popularizar tudo isso.
Onde estão os patriotas.

ritaferreira disse...

Não à toa, o Temer sancionou em dezembro de 2017 isenção às petrolíferas para exploração, sob a alegação de investimento. O que vamos perder com esta isenção é inacreditável. Venderam o Brasil.