segunda-feira, julho 15, 2019

Fundo H.I.G. compra Nadir Figueiredo e setor financeiro segue avançando seu controle também sobre a economia real

Os fundos financeiros seguem adquirindo empresas nos três setores da economia.

Na indústria a notícia mais recente é que a famosa marca Nadir Figueiredo fabricante de copos e utensílios de vidro, criada há mais de 100 anos, foi adquirida pelo fundo de investimento H.I.G. Capital Brasil por R$ 836,2 milhões.

Assim, a Nadir Figueiredo, que é a maior produtora de vidro do Brasil e está entre as dez maiores fabricantes mundiais de vidro para uso doméstico, passa a ter um controle de fora do país e dessa forma terá a sua produção, seu mercado e valor vinculado aos acionistas deste fundo de investimento.

O fundo H.I.G. Capital Brasil é vinculado ao fundo americano H. I.G. Capital que tem sede em Miami é do tipo private equity e possui ativos no valor de US$ 31 bilhões. 

No Brasil o H.I.G. Capital também está presente no setor do agronegócio onde comprou a Bigsal, empresa de suplementação animal em 2017, depois de já ter fechado 4 negócios no Brasil, com o aquisição da varejista Mr. Cat, a rede de escolas de idioma Cellep e a farmacêutica Hallex Istar. O fundo H.I.G. Capital também está investindo pesado no setor imobiliário onde estima investir cerca de R 3 bilhões no Brasil.

Os fundos financeiros, como tenho insistido, constituem um instrumento que deu mobilidade ao capital e maior controle aos donos do dinheiro no capitalismo na atualidade. Esse processo se acelera nesse momento em que os ativos no Brasil ficaram "baratinhos".

Entender esse processo é fundamental para outras interpretações inclusive no campo da economia política.

Esse é o tema que venho discutindo aqui neste espaço há quase dois anos e motivou escrever o livro ao lado A ´indústria´ dos fundos financeiros: potência, estratégias e mobilidade no capitalismo contemporâneo

Nenhum comentário: