quarta-feira, novembro 06, 2019

Trabalhadores das obras da Termelétrica da GNA param atividades no Porto do Açu

Trabalhadores das construtoras Andrade Gutierrez e Acciona que atuam na construção da Usina Termelétrica (UTE) da GNA paralisaram hoje cedo, as atividades no Porto do Açu. Eles fecharam os acessos ao porto e assim interromperam as atividades. As obras da UTE-1 da GNA estão adiantas e os trabalhadores reclamam por falta de cumprimento de acordos relativas ao plano de saúde e melhoria no cartão alimentação que recebem.






















PS.: Atualizado às 08:59: A paralisação continua, mas segundo informações dos trabalhadores que estão no local, a empresa Acciona liberou os ônibus com seus trabalhadores para que eles retornem para as suas residências. No vídeo abaixo os ônibus parados próximo à entrada do Porto do Açu pela estrada da Figueira:



PS.: Atualizado às 10:04: Trabalhadores da Acciona foram liberados e não trabalharam nesta quarta-feira depois da paralisação e mobilização feira nos dois acessos ao porto que impediu também a chegada de trabalhadores de outras empresas. segundo as primeiras informações a organização do movimento reivindicatório dos trabalhadores teria partido dos mesmos, indignados com o tratamento que vem recebendo diante dos resultados e pressão das empresas (Andrade Gutierrez e Acciona) e gerentes das montagens da usina termelétrica que está bem adiantada, em relação ao cronograma.

Foto divulgada pelos trabalhadores.
PS.: Atualizado às 10:18: Informações obtidas pelo blog dão conta de que também os trabalhadores da Construtora Andrade Gutierrez encerraram a interrupção do acesso às duas portarias do Porto do Açu e retornaram para as suas residências. Está previsto para a parte desta tarde uma reunião entre representantes dos trabalhadores e das duas empresas para negociação. Os trabalhadores também reclamam muitas demissões imotivadas. 

As duas empresas Acciona Engenharia e Construtora Andrade Gutierrez emitiram há pouco uma nota dizendo que trabalharão para que as atividades sejam retomadas o mais breve possível, alegando ainda que seguem a legislação trabalhista e reforçamos nosso compromisso com nossos colaboradores e comunidades. A disposição dos trabalhadores é que dependendo do que for conversado e negociado ser submetido amanhã cedo à decisão de todos que decidiram parar hoje, antes de retornar ao trabalho. 

PS.: Atualizado às 10:36: As novas informações é que os trabalhadores destas duas empresas Andrade Gutierrez e Acciona estariam organizados pelo sindicato, Sintramon, Sindicato dos Trabalhadores Empregados nas Empresas de Montagem e Manutenção Industrial que tem sede em Itaboraí e tem uma base instalada em São João da Barra na estrada que dá acesso ao Porto do Açu.

Nenhum comentário: