sexta-feira, outubro 12, 2007

Ainda a BR-101 – uma interessante discussão sobre o contorno de Campos

Este blog recebeu em comentário feito abaixo, do Sérgio Uébe Mansur, engenheiro civil e de transportes formado pela UFRJ e que também exerce, a função de gerente de Infra-estrutura da Prefeitura de Campos, uma interessante observação, sobre os comentários feitos aqui (e transcritos abaixo) sobre outras conseqüências da concessão, entre elas a construção do contorno de Campos.

Leia e se aprofunde na análise do Sérgio, que como ex-funcionário do antigo DNER, atual Dnit, tem experiência e conhecimento para ajudar a buscar o melhor para o município. O blogueiro ainda não tem opinião formada sobre este assunto, por isso, julga ser ainda mais interessante esta discussão:

Transcrição de duas observações do blog:
- O Contorno de Campos com nova ponte sobre o rio Paraíba do Sul – Com 23,5 Km ele tem prazo para ser construído até o 4º ano após a concessão – A comunidade de Campos perdeu a oportunidade deste serviço ser executado, pelo próprio governo federal, sem ter que onerar e gerar aumento de custos de pedágio. Todos devem se lembrar que em janeiro, quando a ponte General Dutra cedeu, o ministro dos Transportes prometeu executar esta obra com recursos emergenciais do ministério. Ninguém cobrou, o município se apressou para fazer uma outra ponte (a da rua Estilac Leal) e o governo federal então, mudou sua estratégia, ao resolver recuperar a ponte General Dutra deixando a nova ponte o contorno, para ser executada pela concessionária com o nosso financiamento que será bancado através do pagamento de pedágio. Mais uma vez faltou sensibilidade e astúcia por parte das autoridades locais e regionais para garantir o prometido;

- Muita gente ainda não se deu conta, mas com a construção do Contorno de Campos, até o 4º ano após a concessão, os trechos entre Ibitioca e Campos, na avenida Nilo Peçanha, incluindo Ururaí e do outro lado, incluindo a ponte General Dutra e Campos-Vitória até o Km 13, passarão a ser administrados e mantidos pelo município e pelo estado, deixando de ser uma rodovia federal. Muito haverá que ser feito nestes trechos que hoje, já têm alto índice de acidentes e um volume crescente de tráfego que provavelmente demandarão, duplicação que assim, será de responsabilidade do município. Bom pensar um planejamento estratégico viário incluindo estes pontos.

Comentário do Sérgio Mansur:

Meu prezado Roberto,
Gostei do fato de você ter levantado questão sobre a manutenção dos trechos da BR 101, que serão "abandonados" pela concessão federal após a construção do novo contorno de Campos. Reforçando a preocupação já levantada pela CDL e pela ACIC, acho que deveríamos tentar adiar a construção nesse traçado e numa primeira etapa propormos uma opção com um contorno de Ururaí, utilizando-se a Estrada dos Ceramistas e retornando ao atual traçado da BR 101, após a Usina Cupim, com a pista duplicada, até pouco antes do Shopping Estrada, aonde deflexionaria à esquerda no traçado da Perimetral Externa (PDUC 2007), alcançando a ponte projetada pelo DNIT (Mombaça).

Após a travessia do rio, utilizaria o traçado projetado, que seria direcionado para interligação a atual BR 101, logo após o Aeroporto (antigo km 6).

Justificativas:
O traçado original do DNER é bastante agressivo ao meio ambiente, foi projetado na década de 70, época, em que não haviam, as atuais preocupações, sendo muito mais importante para a cidade, que ganharia as melhorias no trecho atual, do que construir um trecho quase vinte quilômetros totalmente novo em uma região de grande beleza e importância ambiental, como o Itaóca e os brejos da bacia da Lagoa das Pedras, para cruzar o rio Paraíba do Sul, praticamente na área urbana (Condomínio Nashiville, Parque Esplanada e outros empreendimentos no local).
Infelizmente a ponte da Estilac Leal, certamente vai eliminar por alguns anos o principal "nó de trânsito", que é a rua Rocha Leão.
Espero continuarmos no assunto.
Um forte abraço.
Sergio Uébe Mansur

Mansur complementou ainda suas observações, com outro comentário, sobre o trecho entre Campos e Macaé da BR-101:

Ainda sobre as melhorias a serem feitas na BR 101, temos que concentrar esforços para melhoria no sub trecho Campos- Faz. Maruí, que nunca sofreu nenhuma melhoria no traçado original da construção da antiga Rodovia Amaral Peixoto (BR 5), na década de 50, ao contrário do trecho Maruí - Fazenda dos Quarenta (1° trevo para Macaé), que foi modernizado na década de 70 e daí até Rio Bonito,que foi inaugurado na mesma década.

Nesse primeiro trecho de cerca de 35 km, sentido Campos para o Rio ocorrem os acidentes provocados pelo traçado (curvas e rampas acentuadas e falta de 3ª faixa) agravado pelo estresse causado aos motoristas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Roberto, eu lembro que algum tempo atrás vc postou no blog, salvo engano meu, um traçado sobre uma foto do Google - Earth do novo contorno proposto pelo Governo Federal a partir de Ibitioca.
Seria muito bom se os dois traçados fossem publicados para que pudéssemos dar prosseguimento à discussão proposta, tanto por vc como pelo Mansur.