quinta-feira, outubro 18, 2007

Por fim, varre-se o lixo para...

E o novo local para o Aterro Sanitário? Falam que seria no distrito de Conselheiro Josino. Quanto ao seu licenciamento ambiental? Quem responde por ele? Os custos quem controlará? Sobre as usinas de reciclagem de lixo, porque uma está na baixada, mais propriamente em Santo Amaro e a outra estaria sendo construída em Morro do Coco? A indagação surge naturalmente, por quê a área urbana que é onde se gera a maior parte do lixo da cidade, não tem pelo menos uma destas usinas? Quanto ao certame licitatório outra pergunta desponta: quantas empresas conseguirão se habilitar para operar tal serviço? O blog deixa seus inteligentes leitores responderem a estas e outras questões que ficam subliminares, ao que aqui, já foi apresentado.

3 comentários:

Renato disse...

Roberto, parece que a audiência pública de debate sobre o orçamento na Câmara será dia 13/11.
Vale a pena re-articular o conjunto das entidades para discutirmos as emendas da socidade?
Este ano temos o agravante da redução da verba do fundo da infância que é administrado pelo conselho de direito e que este ano denunciou a PMCG pelo atrazo das verbas e recebeu a redução de verba para 2008 como resposta.
Se puder me diga o que esta pensando.

Luiz Felipe Muniz disse...

Roberto, no momento estou fora da cidade, embarcado. Assim que eu tiver oportunidade irei lhe passar um breve parecer jurídico - para publicação - que fiz sobre um projeto de "aterro sanitário" para Campos e toda a região Norte-fluminense, que me foi solicitado pela Presidência da Câmara meses atrás.

Roberto Moraes disse...

Renato,

Apesar do meu desencanto com a tentativa de levar a população, ou mesmo, algumas das entidades da sociedade civil a terem maior interesse em investir, não só no debate das prioridades do nosso orçamento, mas também no exercício do controle social do seu uso, continuo a defender que, especialmente no plano municipal, não há outro caminho.

Sendo assim, vale a pena tentar re-articular, as entidades até para mostrar o engôdo que tem sido a execução orçamentária em nosso município.

Particularmente, tenho um problema em ajudar neste processo. Nos próximos quinze dias estarei envolvido com o apoio à uma cirurgia a que minha esposa será submetida. Porém, no que puder ajudar estarei à disposição.

Você poderia fazer esta articulação, pelo menos com algumas entidades para preparar a participação na audiência.
Abs,

Ao Luiz Felipe Muniz,
Interessante a apresentação deste seu parecer. Bom aprofundar a questão do Lixo como um todo. O professor Hélio Gomes ficou também de preparar um artigo com o questionamento de pontos que deveriam estar com melhor gerenciamento em nosso município. Vamos ampliar o debate e a discussão, pelo menos no espaço da rede.
Abs,