quinta-feira, julho 24, 2008

Conclusões da CPI do Recadastramento

Vejam a pérola do legislativo campista. Já que há funcionários terceirizados cedidos a diversos órgãos públicos, como: MPF, Defensoria entre outras, dos três níveis de governo, não há problema que cada vereador tenha direito a dezenas, dizem que centenas deles. Veja parte do relatório abaixo:

18 comentários:

Anônimo disse...

Se realmente todos esses órgãos públicos possuem funcionários terceirizados cedidos pela Prefeitura, há no mínimo uma grande incoerência.

Que tornem pública a resposta desses órgãos!

Anônimo disse...

Quando falamos que "são todos farinha do mesmo saco" eles ficam indignados, que não podem jogar todos na mesma vala!
Indgnados estamos todos nós que presenciamos essas aberrações por todos os lados em todas as esferas.
VAMOS USAR NOSSA ÚNICA ARMA DE MUDANÇA, O VOTO. !

Anônimo disse...

Gente, o Robertinho não nos esclarece a indagação que fiz há tempos.
Robertinho, porque é que o Jefferson, atual vice diretor do IFET, antes CEFET, usou de má fé com os alunos da instituição só para garantir votos?
Fez com os alunos o mesmo que garotinho fez com terceirizados em meados dos anos 90 e Arnaldão deu continuidade.
E não adianta dizer que não sabe de nada. Deixa isso para o Presidente.
Ele foi apoiado pelo Luiz Augusto, que é cria sua, e faz parte do bando que você comanda.
Onde estão senhores os quase dois milhões de reais que, em menos de um ano, vocês chuparam do cofre público munipal para criar a "ALDEIA GLOBAL"? Um projeto que nunca deu meio passo a frente. Só encheu o bolso de umas duas ou três pessoas.
Pede ajuda ao outro Roberto, o Barbosa. Aliás o sobrenome Barbosa, aqui em Campos, carrega na aura a arte de ganhar dinheiro fácil, né?
Robertinho, beijo pra vc tá, de lingua!

Anônimo disse...

Por que o blogeiro titular deste blog aceita uma provocação dessas sem nada responder ? Quem luta por transparência e credibilidade não pode silenciar diante de insinuaçõe maldosas como estas.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o post dos dois primeiros pots desse tópico.
Além do a maioria dos tercerizados da prefeitura atuam em funções que não justificam sua tercerização.
Sabemos que parte do judiciário de nossa cidade assim como o MP, mantém relações escusas com o grupo Arnaldo/Mocaiber.


Roberto, pelo que tenho ouvido de contratados da prefeitura, a pressão em cima deles esta cada vez maior, pessoas ligadas a Arnaldo estão divulgando nas zonas internas dos órgãos municipais que se Rosinha ganhar no dia seguinte todos estão na rua, e que Arnaldo é o único que iria manter os contratados, pois dispõe e influência política para isso.

Anônimo disse...

Pela segunda vez respondo ao anônimo que apesar da falsa coragem não faz, como o autor deste blog que tem a coragem de expor suas críticas e questionamentos assinando-as.

Retorno informando sobre os questionamentos acerca do Projeto Aldeia Global, enquanto gestor público consciente da importância da transparência e da prestação pública de contas dos projetos financiados pela população, venho prestar as informções abaixo e me colocar à disposição para outras que se tornem necessárias:

O projeto Aldeia Global resultou de uma parceria entre a Prefeitura de Campos, por meio de sua Secretaria de Comunicação, o CEFET Campos e a Fundação CEFET Campos, tendo iniciado suas atividades na segunda quinzena de dezembro de 2006, quando instalou uma sala de informática com acesso à internet de banda-larga no Farol de São Thomé. Tal sala buscava ser um modelo para as demais unidades da Prefeitura, como escolas e o projeto “Navegar é Preciso”, pois foi concebida com tecnologia de software livre e estrutura computacional que reduzia em 50% o custo de sua implantação, assim como diminuía em 80% o consumo de energia e de manutenção dos equipamentos.

Em janeiro de 2007, teve início a instalação dos 86 pontos de internet nos diversos órgãos e secretarias do município, com velocidades que variavam entre 512 Kbps e 2 Mbps. Foram instalados pontos de internet em 28 escolas, em regiões urbanas e rurais. O custo de acesso à internet da Prefeitura de Campos foi reduzido em mais de 50%, tendo sido instalados pontos de internet em regiões rurais bastante remotas. Foi montado um sofisticado Datacenter na Secretaria de Comunicação, com dez computadores servidores, de alto poder computacional e de armazenamento, com estrutura de segurança e backup, permitindo que todas as aplicações corporativas da Prefeitura de Campos, assim como os serviços de Internet e Intranet, pudessem ser executados em um mesmo local, com funcionamento garantido durante os sete dias da semana, vinte e quatro horas por dia.

Todos os equipamentos foram comprados por licitação pública, obtendo economia de mais de 40% de seu valor de compra, usando aplicativos em software livre, o que reduziu, enormemente, o custo de seu funcionamento e implantação. Foram criados os Portais de mais de seis Secretarias e órgãos municipais, com tecnologia que permitia que as próprias unidades municipais atualizassem suas informações a partir de um rápido treinamento.

O Portal do Projeto (www.aldeiaglobal.campos.rj.br) possibilita que os campistas verifiquem os locais onde se encontram pontos de acesso do projeto por meio de uma ferramenta de localização geográfica que, além de facilitar a localização espacial do ponto, possibilita ao cidadão verificar os equipamentos de telecomunicação ali instalados, na perspectiva de aumentar a transparência do uso dos recursos públicos. Além disso, foram transmitidos pela Internet, em um sofisticado sistema de transmissão de vídeo e de interação via “chat”, diversos eventos da Secretaria de Educação e dos demais órgãos da Prefeitura.

Este sistema permitiu, por exemplo, que os professores pudessem acompanhar os cursos de atualização a partir dos laboratórios de sua escola, sem precisarem deslocar-se para o local do evento, ampliando, sobremaneira, o público nos eventos, além de economizar tempo e recursos públicos nos deslocamentos. Os cursos e palestras transmitidos eram armazenados em um servidor de vídeo e podiam ser acessados a qualquer momento, após o evento, por aqueles que não puderam participar do mesmo, presencialmente ou a distância, ou mesmo pelos professores que gostariam de recordar os assuntos debatidos ou apenas repassar o vídeo para seus alunos.

O projeto Aldeia Global foi pensado como uma proposta de política pública de governança eletrônica, com três pilares: governo eletrônico, inclusão digital e software livre. Foi idealizado para disponibilizar alta tecnologia para a administração pública municipal e para a sociedade campista, aplicando adequadamente os recursos públicos. Infelizmente as atividades do projeto foram bastante prejudicadas, visto que no ano de 2007 a Prefeitura não teve regularidade nos repasses dos recursos, chegando a ter atrasos superiores a quatro meses. Além disso, as últimas três parcelas dos recursos ainda não foram pagas pelo poder público municipal, o que acarretou o encerramento das atividades do projeto.

Jefferson Azevedo,
Vice-diretor e Diretor de Pesquisa e Pós-graduação do Cefet Campos.

Anônimo disse...

ENGANO. Pelo que sei não há, nem nunca houve, nenhum teiceirizado trabalhando no MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, Órgão que, é bom que se diga, vem tomando medidas drásticas contra o uso de verbas públicas, sobretudo federais, com fins puramente particulares e eleitoreiros.

Anônimo disse...

Este último anônimo tem alguma procuração para defender o Ministério Público Federal?
Será que é um de seus membros?

Anônimo disse...

Tio Jefferson, nos últimos 18 meses o que mais fechou em Campos foram as portas do Navegar é Preciso. O ALDEIA GLOBAL nada mais é do que uma cópia um pouquinho melhorada do projeto Navegar é Precioso, que em Farol de S. Thomé funcionou aos trancos e barrancos. Isso porque você entende do assunto, e apareceu lá algumas vezes, com ar de nojo do lugar e que não via a hora de chegar na região dos lagos.
Qual a função do CIDAC? Para que o site que vc cita está no ar? Não informa, explica ou orienta nada a ninguém. Quais os beneficios que trazem a população?
Ubuntu? Kubuntu? Linux? Isso é lixo Jefferson. Esse é o sistema operacional que roda na sua máquina? Duvido!
Pontos de internet? KKKKK... Redução de custos? KKKKKK...
Interação via "chat"? KKKK...
Vc é um cara-de-pau Jefferson!!
Quer uma dica professor, fica aí na sua instituição maquinando que artifício vc poderá usar para se reeleger e de onde irá conseguir um bom financiador para sua campanha. É o melhor que vc faz.
Escrever com termos técnicos da linguagem da tecnologia da informação é muito bonito e só engana quem não conhece o assunto e Robertinho, o Moraes, que ainda usa um notebook POSITIVO. Mas eu conheço bem e assim que tiver a cópia de mais um documento na mão, vc, roberto barbosa e mais uns dois terão muito a explicar no Ministério Público.
Vc é gostosão mas não daria pra vc. Sou uma mulher safada, mas com dignidade e não gosto de dinheiro sujo.

Anônimo disse...

Se o MPF não tem ninguém cedido pela PMCG o relatório da Câmara está sob questionamento.

Quanto à pessoa que busca questionar o professor do Cefet seria bom que tivesse coragem de se expor. O blogueiro faz isto. Se não tiver coragemmelhor não sair de casa, ô cara!

Anônimo disse...

É necessário divulgar o teor do relatório, na íntegra, para esclarecimento. Os jornais de hoje (25/07) informam que o relatório desta CPI será encaminhado ao Ministério Público Estadual. Se assim for, somente as autoridades terão acesso ao conteúdo.
A divulgação se faz imperiosa.
O blogueiro, por sua vez, poderia contribuir disponibilizando este documento, já que a ele teve acesso. Inclusive, a fração colocada no ar é inconclusa.
Afinal, quantas pessoas estavam à disposição de cada vereador? Quais eram suas atividades?
Em quais outros setores da administração pública há servidores da PMCG, contratados ou não? Quais são as atividades desenvolvidas por eles?
A ausência de elementos esclarecedores generaliza o tema e causa suspeição a todos.

Jean

Roberto Moraes disse...

Sr. Jean,

Estas perguntas têm que ser endereçadas ao vereadores da comissão e não ao blog. Este teve acesso ao que foi publicado no Diário Oficial do município no dia 16 de julho. O blog publicou a parte que considerou mais importante.

Porém, quem se interessar pelo assunto é só buscar na sede do jornal Monitor Campista, o diário oficial do executivo e legislativo municipais, o exemplar, repito do dia 16 de julho.
Sds.

Anônimo disse...

Após ler as postagens já feitas neste blog, decidi manifestar minha opinião.

Está claro que estamos na era da informação e o carro chefe dela é a internet. Umas das formas que esta socializa não apenas a informação como, também, o poder/direito de voz é através dos blogs. É por meio desse canal que pessoas "comuns e sem voz" podem expressar suas opiniões ou as informações a que tem acesso, seja criando a sua própria página na rede mundial computadores, seja postando na de outro. Nenhum poder é bom ou ruim em si mesmo, mas a forma como é usada pode ser altamente benéfica ou maléfica. E esta forma é norteada pelos interesses pessoais de cada um que faz uso da referida rede (ou de outros veículos de comunicação) e pela destreza do usuário em expressar sua opinião: confirmando com rigor as informações a serem divulgadas, analisando criticamente suas opiniões e motivações pessoais e redigindo o texto de forma clara e de fácil compreensão evitando ambigüidades.

Parabéns ao dono do blog pelo espaço criado e pela denúncia desse que é mais um vergonhoso ato do legislativo municipal de Campos.

Conforme pode ser constatado nas imagens disponibilizadas no blog de trechos das "Conclusões da CPI do Recadastramento",

(CPI que foi elaborada, diga-se com destaque, pelos próprios políticos favorecidos com o esquema, entre outras falcatruas que são alvo de processos movidos pelo MPF na justiça federal e que causaram prejuízos na ordem de milhões ao cofres públicos):

* a câmara dos vereadores por meio de ofícios solicitou a diversos órgãos que informassem a relação de nomes de "funcionários cedidos pela prefeitura" ao MPF e outros órgãos federais e estaduais
(Observem que a forma com que foi escrito as conclusões da CPI induz, seja de forma intencional ou não, a quem ler o relatório a entender que há "funcionários cedidos" no MPF, que é quem está processando os políticos pelas irregularidades milionárias que ocorrem em Campos. Tal acidente comunicativo é por demais suspeito aos olhos deste que agora fala);

*os políticos beneficiados pelas sobreditas falcatruas concluem, sem dizer quais são os órgãos que informaram ter, em seus quadros de funcionários, pessoas "cedidas pela prefeitura" e qual a quantidade de "cedidos" a cada um deles, que isso legitima a questão dos "funcionários cedidos" a Câmara de Vereadores"
(esta, conforme foi amplamente divulgado na mídia, é de centenas na câmara e tem vereador na sua "sala de trabalho", os ditos gabinetes, com dezenas e até mais de cem "funcionários cedidos", apesar de ser fisicamente impossível por questão de espaço, dentre os quais alguns, diga-se várias dezenas, são de agente comunitários que deveriam estar combatendo a dengue).

Lamento que o criador do blog pecou ao afirmar em sua postagem que "...há funcionários terceirizados cedidos a diversos órgãos públicos, como: MPF,.." sem antes ter tido o cuidado de confirmar se tal informação é verdadeira ou não, coisa que fiz e não é verdade. Se o referido órgão tem falhado em seu papel de poder público que defende os interesse coletivos e difusos, não o foi por possuir em seu quadro "cedidos da prefeitura".

É preciso que blogueiros, pessoas de bem, órgãos públicos e cidadãos usem o poder que têm de forma a contribuir para a sociedade e a democracia e não para interesses particulares de grupos que assaltam o povo!

Roberto Moraes disse...

Ao último comentarista,

Insisto que há um equívoco de interpretação em relação ànota originária da maioria destes comentários. Está claro na nota que o blog, inclusive se referiu ao que chamou de "pérola do legislativo campista".

Lembrando o texto "Vejam a pérola do legislativo campista. Já que há funcionários terceirizados cedidos a diversos órgãos públicos, como: MPF, Defensoria entre outras, dos três níveis de governo, não há problema que cada vereador tenha direito a dezenas, dizem que centenas deles. Veja parte do relatório abaixo".

O blog cita o que o Legislativo concluiu sem entrar no mérito se há ou não funcionário da PMCG cedido aos órgãos listados pela Câmara, até porque não tem como apurar.

Ótimo que o MPF não tenha recebido ninguém cedido do MPF. Se o blog tiver esta informação oficial do MPF coloca no ar como nota, porque ela desacredita, ainda mais as conclusões "duvidosas" desta CPI do Recadastramento, mas não pode, ou melhor, não deve, fazer isto, a partir de um comentário anônimo.

Por fim, este blog não pretende estar acima do bem e do mal, ele quer ajudar na divulgação de informações e no estabelecimento do debate democrático contribuindo para a democracia e sociedade.

Desta forma, entende que a postagem desta, repito "pérola" que é o Relatório da CPI publicada sem destaque, no Diário Oficial no dia 16 de julho, contribui com a sociedade e com o debate democrático. Além disso, o blog pode garantir que, desde o seu início tem combatido de forma intensa e initerrupta os esquemas destes que têm usado o público com interesses privados. E neste aspecto é oportuno lembrar que defendeu de forma quase única a forma com que o MPF se postou e vem se postando na investigação e na proposição de ações contra estes que "assaltam" os recursos dos royalties e outrso que deveriam estar a favor da população mais necessitada.

Espero que tenha esclarecido ao comentarista, e também aos seus demais leitores, a sua posição em relação à questão. O blog dispõe das demais partes do relatório que foi copiado do Monitor Campista do dia 16 de julho. Se os leitores desejarem poderemos disponibilizá-los sob a forma de nota ou mesmo por e-mail.

Sds,

Anônimo disse...

Olá Roberto!

Li as postagens desse tópico, inclusive sua resposta de que haveria um problema na interpretação dos leitores. Mas acho que tá muito claro. Os vereadores, no relatório que está no blog, pediram que fossem informados quais eram os funcionários da prefeitura que estavam nos órgãos federais e estaduais citando o Ministério Público Federal e depois afirmaram que se tinha nos órgãos federais e estaduais sem especificar os nomes e quantidades eles podiam ter os deles. Para ver isso, basta ver o que você marcou nas imagens.

Eles parecem querer fazer a gente pensar que tem funcionário da prefeitura que são terceirizados pela Pelúcio no MPF, mas não chegam a afirmar.

Você por outro lado disse: “Vejam a pérola do legislativo campista. JÁ QUE HÁ FUNCIONÁRIOS QUE TERCEIRIZADOS CEDIDOS A DIVERSOS ÓRGÃOS PÚBLICOS, COMO: MPF, órgãos públicos, Defensoria entre outras, dos três níveis de governo,NÃO HÁ PROBLEMA QUE CADA VEREADOR TENHA DIREITO A DEZENAS, DIZEM QUE CENTENAS DELES.Veja parte do relatório abaixo:”

Ao dizer “Já que”, vc tomou como verdade que teria funcionários terceirizados no MPF. E apesar do relatório induzir, como postou o usuário, ele não afirmou como vc o fez. Para a mim, o problema aí pode ser na forma como foi escrita, mas não como de interpretação, pois é o que está escrito.

O mais importante porém, não é isso e sim a denúncia dos vereadores de tentarem justificar o injustificável com esta CPI. Só com isto, pelo que já se tem de concreto, é motivo pra que fiquemos indignados!

Roberto Moraes disse...

Olá ao último comentarista,

Agora ficou mais claro para o blog a questão. Vejo que tem razão no seu questionamento, embora, para o blog a intenção tenha sido de mostrar o absurdo da afirmação, de que a cessão para algum órgão de outro nível e/ou esfera de governo, por si só, pudesse justificar as centenas de cessões ao legislativo campista.

Sei que órgãos estaduais possuem estas cessões, mas não tenho certeza, se todos seriam terceirizados, ou do quadro municipal.

Foi bom esclarecer a questão. Especialmente da probição de cessão de pessoal terceirizado.

O blog compartilha da idéia de que o principal, é tentativa da Comissão, representando todo o legislativo, de se esconder por trás de cessões, aparentemente fisiológicas e eleitoreiras, sem fins públicos justificáveis. Realmente isto é além de injustificável, motivo da indignação, que o blog tem denunciado à exaustão.

Por fim, o blog repete que gostaria de conhecer a posição oficial do MPF de não possuir em seus quadros, nenhum servidor, terceirizado através da PMCG, para o desenvolvimeto dos seus trabalhos.

O tema seria motivo de nota e repercussão namídia local, por se tratar de um enfrentamento à tentativa da CPI da Câmara de, mais que insinuar, conchavo ou qualquer outro comprometimento, que no caso do MPF, o blog tem motivos para crer na lisura dos seus trabalhos e apurações.

Anônimo disse...

Concordo com o blogueiro quanto à questão do posicionamento do MPF, afinal foi o próprio MPF que entrou com ação de improbidade contra os vereadores pela questão dos terceirizados cedidos.
O povo quer saber: no MPf tem ou não tem gente da prefeitura?

Anônimo disse...

"VAMOS USAR NOSSA ÚNICA ARMA DE MUDANÇA, O VOTO."
Palavras bem ditas.Essa reação todo campista deveria ter. E ponto final.