quarta-feira, julho 16, 2008

Lula assina Projeto de Lei que cria os Institutos Federais de Educação

Texto e fotos de Juliana Lima da Asssessoria de Comunicação do Cefet Campos:
"O presidente Luis Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira, 16, em solenidade no Palácio do Planalto, o Projeto de Lei que cria os 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets), incluindo o Cefet Campos. O objetivo, segundo o Ministro da Educação, Fernando Haddad, é de que com a aprovação do projeto, haja institutos em todos os estados com a oferta de ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia, bacharelado em engenharias e licenciaturas".
"Após a solenidade, o presidente se reuniu reservadamente com todos os diretores da rede federal de educação profissional e tenológica e, junto do ministro da Educação, reafirmou o compromisso do Governo Federal com os novos Institutos".
"Presente no evento, a diretora geral do Cefet Campos, Cibele Daher, disse que os Ifets terão forte inserção na área de pesquisa e extensão e serão importantes para abrir novas perspectivas ao ensino médio, combinando ciências naturais e humanas com educação profissional e tecnológica. Também presente no evento o diretor da Unidade de Ensino Descentralizada de Guarus, Leandro Crespo".
"Além do projeto que cria os Institutos, Lula sancionou a lei cria o piso nacional do magistério de R$950, onde estados e municípios terão 18 meses, até 2010, para pagar o valor integral a partir de reajustes anuais. Também passam a valer, a partir da sanção presidencial, as leis que criam 49 mil cargos de professores e técnicos, dando sustentação ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que prevê a duplicação de vagas nas universidades federais, e à expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica. As instituições federais de educação profissional e tecnológica disporão de 9.430 cargos de técnico administrativo e 12,3 mil cargos de professor de ensino fundamental e médio".
“É nosso compromisso chegar em 31 de dezembro de 2010 com mais 214 escolas técnicas funcionando neste País. Dinheiro para a educação não é gasto, é investimento”, disse Lula.
"Para orientar as escolas que oferecem cursos técnicos de nível médio, o ministro da Educação Fernando Haddad, assinou uma portaria que institui o novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. O texto altera as diretrizes curriculares desta modalidade de ensino e oferece um mapeamento da oferta da educação técnica de nível médio".
"Durante a cerimônia, o presidente também encaminhou projeto de lei ao Congresso Nacional que cria a Universidade Fronteira do Sul (UFSS). A expectativa é oferecer 30 novos cursos e atender cerca de dez mil estudantes de graduação, mestrado e doutorado do norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná".
PS.: Na chegada ao Palácio do Planalto o registro da limpeza do lago artificial com o uso de um barco:

Um comentário:

Anônimo disse...

Roberto, passei em segundo lugar para o CEFET-ES de São Mateus, no cargo de professora Língua Portuguesa, nesse último concurso, o de 2008. Tenho chance de ser chamada?
Abs