terça-feira, fevereiro 16, 2010

Mar de Atafona recuou...

O fenômeno tem sido apreciado pelos ruristas espantados com a grande quantidade de praia, depois do mar ter invadido casas e ruas no Pontal de Atafona. Esta imagem foi feita em frente à Caixa D´água da Cedae. Sem conhecimento de causa, mas como palpite, leigos comentam que o fato pode estar sendo gerado pela ponte do Porto do Açu. Não se sabe se este fenômeno seria temporário ou definitivo:

PS.: Para ver a imagem em tamanho maior clique sobre ela.

3 comentários:

Arthur Soffiati disse...

Prezado Roberto
Quando o mar apresenta um avanço prolongado, denominamos este fenômeno de transgressão marinha, como aconteceu há 5.100 anos antes do presente, quando o mar chegou à lagoa de Cima. Quando o recuo do mar também é duradouro, o fenômeno se denomina regressão marinha. Isto não vale para o avanço e recuo das marés, mas vale para o avanço do mar em Atafona. O recuo presente ainda não pode ser denominado regressão. Tampouco, é de acreditar que a ponte construída pelo grupo X, no Açu, tenha algo a ver com este recuo. Para mim, o grande risco será representado pelo porto, uma ilha de pedra numa costa nova, baixa e com grande energia oceânica. Basta tomar um mapa e observar a costa que se estende da margem esquerda do rio Macaé à margem direita do rio Itapemirim. Ela não tem uma ilha sequer.
Abraços

Rudy Klug disse...

Tá certo... Então presta uma consultoria para o Eike e fica rico.

Anônimo disse...

Por que este comentário irônico do Rudy? Ele não deve ler o Blog do Roberto em sua totalidades. Se ele lesse, veria que fui contra o porto desde o princípio. Fui a todas audiências públicas dos empreendimentos do grupo X. Li todos os EIAs. Dei pareceres ao Ministério Público contra eles.
O fato de reconhecer que não deve ser a ponte a causadora do recuo do mar em Atafona se apoia em conhecimento técnico. Quanto ao porto em si, que será uma ilha de pedra retirada do morro do Itaoca, o alerta já foi dado.
Não pense o amigo que não fui procurado por uma ONG contratada pelo grupo X e que lhe dei como resposta um rotundo não.
Soffiati