terça-feira, março 19, 2013

Alojamentos de trabalhadores no Açu

O blog comentou aqui, em uma postagem do dia 11 de março de 2013, que na Audiência Pública para revisão do Plano Diretor do município de SJB, na localidade do Açu, onde está a base dos empreendimentos do grupo EBX, que o prefeito Neco garantiu, de público, que baixaria decreto proibindo alojamento com capacidade superior à hospedagem de 300 de trabalhadores, e com distância inferior a 5 quilômetros entre os mesmos.

A decisão se fundamenta na correta tentativa de evitar conflitos, pela concentração de grande quantidade de homens de fora da região, num único espaço de convivência. (Veja aqui uma postagem sobre o assunto no dia 6 de fevereiro passado)

Na oportunidade da audiência, este blogueiro indagou do prefeito Neco, se o alojamento já implantado da empresa espanhola Acciona, com 15 galpões com capacidade de cerca de 100 trabalhadores, cada um, teria sua autorização de instalação suspensa. O prefeito informou que sim.

Dois dias depois, como já comentamos aqui no blog realizamos um sobrevoo de 3 horas sobre a região e pudemos ver de perto, e registrar a abrangência do alojamento, que começa na última rua paralela ao mar, indo na direção deste em relação ao interior e que se estende, até muito próximo da Lagoa do Salgado.

Para melhor visualização do que está sendo aqui descrito o blog posta abaixo uma fota aérea desta realidade de forma a permitir uma melhor visualização do problema por parte dos gestores e também da comunidade. Se desejar clique na imagem para vê-la em tamanho maior.

Em 12 de setembro do ano passado, este blog já havia feito aqui, neste espaço, uma extensa postagem, sobre a mudança da paisagem e da ocupação do solo em toda aquela região, chamando a atenção para este e outros problemas, decorrentes dos impactos sociais e ambientais da implantação do Complexo do Açu.

Alojamento de trabalhadores da Acciona na localidade do Açu (SJB) com extensão até às margens da Lagoa do Salgado



Um comentário:

denis disse...

Bela foto Roberto, impressionante a proximidade com a Lagoa do Salgado, deveriam até observar se os limites legais foram respeitados, em relação as licenças do alojamentos serem revogadas, creio que seja meio difícil, principalmente por conta do avanço da obra, mas vamos aguardar.
O impacto é inevitável, tanto positivo, quanto negativo, temos que reconhecer que para economia local, há um aumento na circulação de dinheiro, embora não seja ainda o esperado em virtude da falta de local para retirada de dinheiro, mas já é alguma coisa, e ao mesmo tempo há preocupação entre os moradores com a quantidade excessiva de homens em um mesmo local, uma vez que recentemente houve até conflito entre eles e colocaram fogo em um desses pavilhões. Acho importante essa decisão que será tomada pelo Prefeito, mas outras tantas também vão precisar de atenção especial.
Com o novo Plano Diretor, apenas reforçando as zonas já indicadas desde o PD de 1991, o que posso observar é que o planejamento há desde muito tempo, o que falta é fiscalização por parte de todos os governos que passaram e estão em fazer valer as regras.
Att. Denis F. Toledo