domingo, março 10, 2013

Os arquivos do blog e seus significados

Como a maioria sabe, este blog tem oito anos e meio e foi criado como espaço para divulgação e debate de ideias. Em agosto de 2004, quando se sua criação, eu não tinha a mínima noção do que ele poderia oferecer de interlocução com outras pessoas.

Embora, após os primeiros meses, eu pudesse desejar estimular o surgimento de uma rede alternativa de informações, exposição e debates de ideias, não intuía, todas as possibilidades que o blog e a rede traziam como desdobramentos.

Eu desisti de acompanhar a quantidade de visitas totais, em função dos diferentes contadores de acessos que usei neste período, mas, até hoje, gosto de observar os acessos diários, em quantidade, origem e por assunto, ou nota.

Desta forma, ate hoje, eu me surpreendo sempre com a quantidade de acessos às notas postadas há dois, três, quatro, ou cinco anos.

O arquivo do blog sempre foi para mim uma espécie de armário público onde guardo anotações que podem ser acessadas por todos que se interessam.

Os mecanismos públicos de buscam trazem, de diferentes pontos do país e do mundo, navegadores da grande rede, que são atraídas por algum tema aqui postado, que acabam atraídas pelas palavras-chaves.

É interessante observar como recebo comentários de notas postadas há diversos anos. O leitor diário das notas mais recentes que aparecem pela ordem no alto da página do blog, não tem noção da quantidade de acessos e comentários que surgem nas notas anteriores.

Assim, é interessante observar como um tema volta ao interesse dos leitores-colaboradores, sem que muitas vezes, haja motivos aparentes para isto.

Esta presente nota foi consequência da observação de que nesta última semana, uma nota postada em novembro de 2007, sobre a biografia de Tim Maia, que eu tinha acabado de ler e que envolvia uma pessoa de Campos, gerou mais 500 acessos em apenas dois dias. (Se você também tiver interesse no tema clique aqui e leia a antiga nota)

Por conta deste interesse no arquivos de notas, eu fico a imaginar o gigantismo das informações de toda a grande rede, ao constatar que só este blog tem 15,5 mil notas postadas, que somadas à média de 3/4 comentários por nota geraram algo entre 45 mil e 60 mil textos.

Com certeza, muita postagem pontual e de interesse apenas localizado, em termos de tempo e espaço, mas, pelo visto, outras que continuam a gerar algum tipo de interesse de quem não conheço.

Quando dos frequentes fastios que vivo para a manutenção deste espaço, são lembranças como esta que me fazem Seguir em frente!


Nenhum comentário: