terça-feira, março 12, 2013

Audiência Pública para discussão da revisão do Plano Diretor de SJB no Açu

Aconteceu ontem, entre 18:30 e 23 horas, a primeira das duas audiências públicas para a discussão da revisão do Plano Diretor do município de São João da Barra. A segunda reunião organizada pela prefeitura acontece hoje, no mesmo horário (18:30) no Teatro São João, no centro da sede do município.

Mesa que presidiu a Audiência Pública no Açu
Mais adiante vou tecer mais comentários sobre a audiência pública de ontem, que reuniu (avalio) entre 300 e 400 pessoas no Clube Kabana. Presidiu a mesma, e permaneceu todo o tempo, ouvindo e debatendo, o prefeito Neco, seu vice Alexandre Rosa, o presidente da Câmara Municipal, Aluizio Siqueira, acompanhando de outros seis vereadores, além de diversos secretários do governo municipal.

Por enquanto vou registrar nesta postagem, a fala do prefeito Neco, na abertura e repetida, em mais de uma vez, na Audiência Pública, sobre dois assuntos que afligem moradores do município de São João da Barra e que valem o registro antecipado:

1) A de que não haverá durante o seu mandato nenhuma desapropriação de terras no município por conta do Porto do Açu. Que as que foram feitas até aqui visaram viabilizar o Complexo do Açu, em sua área industrial, com a perspectiva em gerar empregos, mas, que outras e novas  não serão aceitas pelo município.

Convocação para a Audiência Pública em Sabonete
2) Que seu governo baixará nos próximos dias um decreto proibindo a construção de alojamentos de trabalhadores, com capacidade de hospedagem maior do que 300 trabalhadores e em distância menor que 5 quilômetros de um para o outro. Indagado sobre o situação do atual alojamento da empresa prestadora de serviços do porto e do estaleiro, a espanhola Acciona, que possui um estaleiro dentro da comunidade do Açu, com 15 pavilhões construídos que hoje, já estaria com o uso para 86 pessoas cada, o prefeito Neco informou que a autorização (Alvará) será suspensa, porque, não pode admitir a junção de tantos trabalhadores de fora, e ainda mais, juntos, trazendo os riscos que todos conhecem.

Mais adiante o blog, avançará com outros comentários sobre a audiência pública, tanto sobre a apresentação das principais propostas de revisão do mesmo, quanto dos vários questionamentos da população do 5º Distrito, especialmente, da própria localidade do Açu.

Nenhum comentário: