sábado, março 30, 2013

Indução das necessidades: ovos de Páscoa!

É importante registrar como a geração de necessidades é induzida, através de um projeto e um modelo de civilização, e aos poucos vai se tornando obrigação, sem que nos apercebamos da adoção destes costumes, sempre ligado ao consumo de produtos e novos serviços. Os ovos de Páscoa, por mais gostosos e saborosos que possam ser os chocolates, representam um exagero, em termos de preços, filas, e... desperdícios.

2 comentários:

Prof. Isaac Esqueff disse...

Professor Roberto,

Fui criado pelos meus pais, sempre, em espírito de questionamento das coisas, não, para ser um cidadão sempre de esquerda, porém, visando-se a emancipação dos dogmas que são folcloricamente passados a nós, perpetuados por gerações e jamais questionados pela grande maioria.

Não cultivo este hábito e muitos outros, arraigados em minha opinião, sempre do valor "comercial", "mercantil" e sempre, distantes dos valores aos quais a data deveria ser realmente lembrada.

Ano após ano, o círculo vicioso das datas comemorativas, quase todas essencialmente comerciais, transbordam a decência, pois o que mais vale, através da indução midiática, é somente consumir, sem questionar, sem filosofar.

Prefiro parar por aqui com meu comentário, pois muitos o repudiarão, apesar de ser o que eu defendo e acredito.

Anônimo disse...

E eu, filosofando, compro sempre em barras. Adoro chocolate em qualquer época do ano.