sexta-feira, março 29, 2013

Será que agora deixam de chamar de Campeonato Carioca de Futebol?

O primeiro Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de Futebol foi disputado em 1979, após a fusão entre a Guanabara e o Estado do Rio de Janeiro, acontecida em 1974.

No ano que vem completará 40 anos com o campeonato sendo disputado por times da capital, o Rio de Janeiro, os municípios da região metropolitana e também do interior.

Mesmo que o campeonato venha perdendo espaço no calendário, que cada vez privilegia mais os torneios nacionais, a imensa maioria, até meso do interior, prefere chamá-lo de Campeonato Carioca argumentando que é mais charmoso e tradicional.

Porém, uma coisa é a disputa municipal, valendo o termo Carioca, ou Campista, mas, para uma disputa estadual, o torneio passou a ser oficialmente denominado de Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, evitando a denominação dos que são natural do nosso estado, por conta do clube das Laranjeiras.

Só que agora, com a falta do Maracanã e os problemas do Engenhão, o "Carioca" deles vai ser decidido no interior. Será que nem agora, a mídia futebolística da capital se tocará?

Um comentário:

Roberto J. Pugliese disse...

prezado Roberto,

O campeonato de futebol carioca, fluminense ou nome outro charmoso ou não, que diz respeito ao Campeonato de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, infelizmente é decadente ao extremo.

Os estádios são mediocres. Fora o Maraca e João Havelange ( nome de bandido ) que foram construídos pela União e cedidos, não tem outro, salvo o do Vasco, já um tanto velhinho. ( tradicional e charmoso )

Clubes são pobres. Devem ao INSS e não dispõe de patrocínio, salvo de algumas estatais. Vivem de pires na mão.

Enfim, se não for a ajudinha direta das Organizações Globo que transmitem para a rede nacional qualquer joguinho, tipo Bangu x Goitacaz ou Olaria x Rezende, em detrimento a jogos mais importantes, com torcida, tipo do Cruzeiro, do Gremio, do Corinthians, do Ceará, do Náutico... não existiria mais futebol de ponta no Rio.

Basta ver o n. de títulos da Libertadores e de Mundiais que o futebol carioca, ou fluminense conquistou ao longo dos anos... perde até para o futebol gaucho.

Enfim, o Rio de Janeiro, infelizmente, é um Estado que sobrevive do espólio do Distrito Federal, e limita-se a região metropolitana da Capital, pois até no gov. Garotinho, o interior do Rio não foi lembrado.

Abraços,

Roberto J. Pugliese