segunda-feira, outubro 27, 2014

Blog teve ontem 10 mil acessos

Como já é comum desde o ano de 2004, quando o blog foi criado, nos dias de eleição, o blog vê ampliar bastante a sua visitação diária.

Este ano, mesmo não estando no Brasil, mas acompanhando em detalhes o que acontecia no país, basicamente pela internet, por email, facebook ou whatsApp, foi possível trazer algumas informações para nossos colaboradores e leitores.

Há dez anos a apuração online da Justiça Eleitoral era acessada por poucos e nós ajudávamos a aumentar a velocidade de acesso aos números e, também a ir fazendo análises e prognósticos.

A cada eleição mais e mais pessoas têm acessos aos números instantaneamente, o que é muito positivo. Às vezes faltam dados locais e desagregados dos gerais. E todo mundo gosta de saber o que aconteceu especificamente no seu local de votação, seu bairro e sua cidade.

No segundo turno as eleições são apenas para os cargos majoritários, então o interesse é diverso, não menor. Assim, as informações de dados agregados são mais acessados. Ainda assim falta análise.

É um exercício interessante este de ir fazendo divulgação de alguns dados, ao mesmo tempo que se tenta arriscar análises e o que pode estar acontecendo, se no minuto posterior tudo muda.

Fazer isto de fora do país, com informações de televisão e rádio apenas pela internet é mais complexo e uma experiência interessante e nova.

Por tudo isto, com o interesse em saber (e assim também compartilhar impressões sobre o que estava acontecendo) é que decidimos tentar repetir o que já fizemos nas eleições anteriores.

Assim, o blog teve ontem, um total de 9.894 acessos, cerca do triplo da média de visitas diárias deste blog. O mais interessante foi verificar que o pico destes acessos, cerca da metade, aconteceu entre 19 e 20 horas de ontem. Para um blog de atuação mais regional que nacional este parece um número razoavelmente expressivo.

Outro dado interessante é observar que isto não leva em conta os acessos e as leituras feitas a partir do facebook, considerando que a maioria das postagens estavam replicadas nas duas bases de acessos, sabendo que a contagem ou curtidas no FB é difícil (impossível) de ser mensurada, porque é estranho ver que notas dadas ontem, ainda hoje, depois de toda apuração estar concluída e digerida, ainda estão sendo curtidas, comentadas, etc.

Outra reflexão para encerrar é que cada vez mais há mais demandas por análises e reflexões sobre todo o processo, sobre projeções, repercussões e articulações entre os diversos fatos que vão se sucedendo e sendo divulgados e repassados de maneira até podemos dizer, caótica.

Assim, eu vejo que cada vez é menos importante a informação chamada de "primeira mão", porque no caso da apuração, a fonte é igual e a mesma para todos, a Justiça Eleitoral, mas, a análise de seus diversos significados, é diversa tanto por região, por posição política, etc.

Neste processo, é ainda interessante observar, que a correria e a pressa continuam sendo inimigas da qualidade (não cabe falar de perfeição). Esta é a tendência. E isto vale para refletir também sobre a qualidade, confiabilidade e credibilidade das análises.

Só que aí já entramos num terreno que certamente foi um dos mais discutidos deste processo eleitoral e não pretendemos neste post trazer esta discussão, mesmo reconhecendo que ela permeia muito toda a questão política e também da informação e das comunicações no país.

Enfim, agradeço mais uma vez aos colaboradores que nos ajudam na coleta e disponibilização das informações, mas também nos comentários e nos debates suscitados pelas notas que acabaram gerando novas informações, novos comentários e debates num ciclo bastante interessante.

Obrigado e sigamos em frente!

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Roberto Moraes! Sou suspeita para elogiar o seu blog e falar da confiança e respeito que tenho nas informações e análises que ali são publicadas.
Vamos em frente!
Abraços,
Ana Costa

Marcos Vaz disse...

Credibilidade ,confiança e a vontade de saber de coisa
Que realmente interessa a população ,torna o seu BLOG como uma das liderança da net, por isso faço de minhas leituras diárias o seu BLOG a quem muito respeito, grande abraço Marcos .

Joao Francisco Nunes Campos disse...

Parabéns Roberto...!
Você merece!!!

Joao Francisco Nunes Campos disse...

Parabéns ...!
Você merece!!!

Fifica

Anônimo disse...

Parabéns. Porém, tudo que é tendencioso como a Globo , tende sempre a crescer.

Anônimo disse...

O blog é bom. Aborda questões da região Norte Fluminense.

Mas como tudo que se lê, deve-se ler com senso crítico.
No que se refere a análises políticos, geralmente não concordo com o blogueiro. Leio, mas não concordo. Mesmo porque o blogueiro já deixou claro que ele não é imparcial. E é flagrante a sua afeição ao Lulopetismo. Fazer o que? Nem tudo é perfeito.