terça-feira, outubro 07, 2014

Pesquisas qualitativas

O Luiz Henrique Gomes Moraes alertou ao blog sobre o que pesquisas qualitativas estariam indicando sobre as intenções de voto agora que no segundo turno a escolha se dá entre os dois mais votados. Veja este comentário da Maria Caramez Carlotto:

"Hoje conversei com amigos sociólogos que trabalharam em pesquisas qualitativas e de intenção de voto durante as eleições. A aposta deles é que pode ser que o Aécio saia na frente nas primeiras pesquisas de intenção de voto. Isso já tinha acontecido em 2010, quando o Serra quase passou a Dilma no começo do segundo turno. Mas eles também apostam que se o PT souber explorar a polarização, a eleição ficará bem mais fácil. As pesquisas qualitativas mostram que o eleitorado ainda rejeita fortemente o neoliberalismo e quer o Estado mais presente. Privatizações, flexibilização trabalhista, desemprego e arrocho salarial é o fantasma de grande parte do eleitorado brasileiro, pelas pesquisas qualitativas do primeiro turno."

Não sei se a avaliação e a análise é exatamente esta, embora já tenha ouvido de outros avaliações semelhantes. O que me parece interessante de tudo isto é que o debate precisa ser politizado. São poucos os liberais que assumem a porção neoliberal de suas posições e seus discursos. Não é por outro motivo que a maioria destes recorrem à velha prática udenista, quase que como exclusividade dos propósitos políticos. Trouxe o assunto à tona porque ele ajuda no debate que realmente é importante, a juízo do blog.

Nenhum comentário: