quarta-feira, outubro 22, 2014

Nova Pesquisa do Datafolha mostra avanço de 1% de Dilma sobre indecisos

Esta nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22/10) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra que a presidente Dilma continua à frente de Aécio no 2º turno. O que mudou?

Nos votos totais Dilma agora registrou 47% das intenções de voto, na anterior de 2ª feira ela tinha 46%. Aécio tem tucano, 43%, o mesmo da anterior. Os brancos e nulos continuam 3% 6%, mas, os indecisos caíram 1% e foram para a Dilma.

Considerando os votos válidos os percentuais não mudaram: Dilma 52% x 48% Aécio. Como explica isto? As aproximações estatísticas que estabelecem como aprendemos na escola que até 0,4%, se arrenda para baixo e de 0,5% em diante, para cima.

Porém, o dado mais interessante desta nova pesquisa do Datafolha é o que detectou que os eleitores não estão mais tão pessimistas com a economia do país: só 31% acham que a inflação vai aumentar, índice, inferior aos registrados em setembro, de 50%, e em abril, de 64%. Para 21% dos entrevistados, o índice de inflação vai diminuir.

Na estratificação social da pesquisa se vê onde Dilma avançou: entre as mulheres (de 42% para 47% desde o dia 9), no grupo dos que recebem que tem a preferência de 47% e no grupo das pessoas que recebem entre dois e cinco salários mínimos (de 39% para 45% desde o dia 15) e no Sudeste (de 34% para 40% desde o dia 9). O Datafolha ouviu 4.355 eleitores no dia 21 de outubro.

Os dados mostram que o quadro para Aécio estão cada vez mais difícil. Porém, a eleição segue indefinida. Ainda se tem 4 dias pelas frente e mesmo que os indecisos estejam no percentual usual, agora a disputa é para um tentar tirar o voto do outro. A conferir!

Nenhum comentário: