sexta-feira, novembro 26, 2004

Mais matérias sobre royalties

Jornalistas de O Globo estão preparando extensa matéria sobre a utilização dos recursos dos royalties do petróleo nas cidades da região. A argumentação é de que levantamentos do TCU - Tribunal de Contas da União, identificaram que os recursos não estariam priorizando as áreas de educação e saúde. Inegável que só o aumento da transparência e democratização da decvisão da utilização destes recursos poderão contribuir para manter os critérios de distribuição atualmente vigentes. Porém, parece que outros interesses podem estar por trás de movimentações cada vez mais fortes para a modoficação destes critérios.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Roberto Moraes disse...

Outros motivos? Olha Marcos, não entendi o que você quer saber, mas se são sobre os "outros interesses" que comentei estarem em jogo com a discussão da mudança de critérios sobre a distribução dos royalties, posso dizer que eles são para além do aumento de participantes para receber esta receita. Tem gente interessada em mostrar o maus uso, que de fato tem havido, para demonstrar que o pagamento como é feito no Brasil, são, digamos: inconsequentes. Me recordo da II Conferência Off Shore em Macaé, a aprimeira realizada no Centro de Convenções recém construído. Houve uma mesa redonda organizada, se não estou enganado pela FINEP, o tema foi Desenvolvimento Social nos municípios produtores de petróleo na região. As universidades convidadas a participar do painel, falaram sobre suas pesquisas, eu falei pela Ong Cidade 21 e apresentei alguns indicadores econômicos e sociais destes municípios e questionei a alocação dos recursos para mudar a realidade dos tristes indicadores. Depois da apresentação e ligeiríssimo debate fui abordado por dois jornalistas europeus interessados em repercutir o assunto em jornal da Inglaterra. Desconversei através da intérprete e fugi do assunto. Não recuarei do interesse em democratizar e aumentar a transparência e controle social do uso dos royalties, mas não hesitarei em defender a manutenção do pagamento dos royalties aos municípios produtores, até porque uma coisa é parte da outra.

Roberto Moraes disse...

Marcos,
Não sei o que fiz que o seu comentário foi desabilitado. Pior, não sei como voltar a condição anterior. Ainda estou engatinhando neste tal de template! Desculpe. um abraço,
Roberto Moraes