segunda-feira, agosto 28, 2006

História que ficou para trás?

Durante séculos os engenhos fizeram a história da construção econômica da nossa região. Na semana que passou, os proprietários da usina Paraíso em Tocos, ao inaugurarem a inovadora HC Sucroquímica que extrairá da cana-de-açúcar, a acetona e o n-butanol, produtos mais nobres e de maior valor agregado do que o conhecido açúcar e álcool, falaram num novo marco que representaria uma mudança de paradigma, na história da cana-de-açúcar em nossa região. Por onde se anda na Baixada a gente vê a marca deste tempo. Abaixo a primeira foto é a da extinta usina Cambahyba e a segundo a usina Poço Gordo que hoje sedia apenas uma parte desta história. A HC passa a se constituir numa das poucas respostas que o empresariado local dá no sentido de ousar e arriscar, atividades inerentes à atividade empresarial. A maioria dos investimentos financiados pelo Fundecam tem sido de propostas trazidas por gente de fora.

2 comentários:

Unknown disse...

Roberto, Bom dia.
Quero Parabeniza-lo pelo seu trabalho.Pois eu também sou desta Maravilhosa Terra ( Usina Poço Gordo ) Que Saudades deste lugar dos meus Amigos de Infância do colégio ( Grupo Escolar Coronel Fco. Mota )
Abraços .
Anselmo

Araujo 2 disse...

Roberto bom dia ! vivi minha infância nesse pedacinho de chão do qual muito me orgulho hoje vivo em Sao Paulo aqui fis a minha historia tenho hoje 62 anos sou casado tenho uma família maravilhosa sou um pequeno empresario na aria de serviços hidráulico e elétrico de sistemas contra incêndio, fruto de uma escola de vida e um olhar atento e dedicado quanto segui os passos do meu tio Alcebídes Araujo maquinista foguista da maria fumaça-o da Usina de poço gordo.la pelos anos 70 Faria um livro de mil paginas com esse assunto,que alias não e uma hipóteses totalmente afastada um dia vou me dedicar a esse a sunto
E fica desde já um convite a visitar o meu sai-te para que possamos nos conhecer seria um prazer recebe lo aqui em Sao Paulo na minha residencia . entre no site tecnochama.com.br sou primo do Anselmo ara ujo muito querido que também tem muita historia pra contar um forte abraço.




1