segunda-feira, novembro 17, 2008

Profissional de educação Física defende ações para a 3ª idade

O blog recebeu do professor Marcos Almeida, da área de Educação Física e mestrando em Ciência da Motricidade Humana, um e-mail com a reflexão abaixo: “Amigo Moraes, escrevi outro dia sobre a Praça da República, e desta vez vou discorrer sobre a política esportiva da PMCG, obviamente sobre a minha ótica, a qual poderemos analisar em conjunto. Não vou discorrer sobre iniciação esportiva, a qual acredito, pode melhorar e dar oportunidade as mais variadas modalidades e não somente aquelas, a que me parece, tem uma grande simpatia dos "homens do poder'. Gostaria de propor, dentro de evidências científicas cada vez mais consistentes, uma maior possibilidade de atividades para as pessoas acima de 60 anos nas ditas "academias para todos'. Hoje, somos sabedores dos benefícios da atividade física como a musculação, atividades de equilíbrio, coordenação motora, resistência e força para esta faixa etária. Me parece que somente os mais novos tem este direito, você não acha que está na hora de mudar este modelo? Somos sabedores que esta faixa etária em questão tem aumentado e que precisa cada vez mais de cuidados, prevenindo problemas futuros de saúde. A atividade física é considerada uma forma eficaz na prevenção e manutenção da qualidade de vida. Em momento algum gostaria de tirar o espaço dos jovens, mas somente dividi-lo com o outro público em questão. Que achas?” Respondendo: Acho ótima a observação e a discussão sobre o tema.

3 comentários:

Paulo Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Amigos do Blog:

Como profissional da área de Educação Física, concordo plenamente com o artigo postado pelo colega de profissão e afirmo mais:

Algo deve ser feito imediatamente, para que o legado da qualidade de vida aliado à aquisição de saúde seja distribuído pelos quatro cantos de nossa cidade.

Campos carece de programas esportivos governamentais que promovam o ajustamento e o florescimento das novas gerações aos ideais profiláticos que encontramos na prática esportiva, quando bem gerida e bem ministrada pela área de educação física municipal.

A terceira idade carece de algo novo e acessível a todos, não somente de programas que garantam a prática esportiva e lúdica nos períodos que antecedem o verão, mas carece de atividades e intervensões que proporcionem o acesso à prática esportiva e lúdica durante todos os meses do ano.

Todos da área de saúde sabem que é melhor investir um centavo em prevensão a ter que gastar outros cinquenta com o tratamento das enfermidades causadas pelo sedentarismo.

Os espaços públicos devem ser bem explorados na prática esportiva municipal, pois acarretará em melhorias significativas relacionadas ao desenvolvimento urbano e ao bem estar de toda uma população no quisito saúde pública.

Abraços aos amigos do Blog.

Anônimo disse...

Fico contente e ao mesmo tempo surpreso,quando vejo que o
1ºcomentário deste assunto é muito parecido ( igual ) com o meu das 8:26 do assunto (Possível nome do secretariado de Rosinha). Não me incomodo com o plágio, mas sim com a preguiça de pensar. Copiar e colar até aqui? Pecisamos de idéias novas que se somem e mudem este estado de inoperância também na nossa área.

Joaquim