sábado, novembro 22, 2008

Bumba-meu-boi em São Luís

São três as capitais de estados brasileiros que se situam em ilhas oceânicas. Este charme geográfico está presente em Floranópolis, Vitória e São Luís. Esta última tem um charme diferente: é a única cidade brasileira fundada por franceses, em 1612, portanto há 396 anos atrás. Saint Louis, a ilha fundada pelos franceses era habitada pelos índios tupinambás e conhecida como Upaon-Açu.
Em 1997, São Luís foi eleita Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Uma de suas tradições culturais é o bumba-meu-boi. Aí ao lado um dos tradicionais bois, o Boi Belo da Ilha.
Na primeira foto, na apresentação para os participantes da reunião dos Cefets e a segunda numa apresentação gravada pela TV, na praça Mauro Machado, no centro Histórico do município. Para saciar a curiosidade de alguns, o blog informa que São Luís terá um orçamento em 2009, de R$ 1,3 bilhão e tem uma população de 870 mil habitantes. A tradição do boi é forte marco cultural em São Luís, mas qualquer um pode garantir que o bumba-meu-boi mesmo tem sido a tradição mesmo, é na política de Campos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilha as manifestações culturais de cada região , mais maravilhosa é a renovação, as crianças levando adiante a tradição, aqui ensinam as crianças a cobrar por seu voto futuro. Iteressante também é que um orçamento próximo ao nosso para gestão de um municipio com uma população infintitamente superior, e pior, os dançarinos do boi antigo daqui estão no curral novo, a dança vai ser a mesma.
temos que apreciar de muito perto e, não deixar atravessar a compasso da dança...

Armandão