quarta-feira, novembro 12, 2008

Para lembrar!

PS.: Atualizado às 17:36: O leitor e colaborador do blog Marcos Sarmet Salomão encaminhou por e-mail ao blog, um informativo da sobre Piracicaba, uma cidade do interior de São Paulo, que atítulo de compração, possui 365 mil habitantes, numa região que contentra cerca de 1,2 milhão de pessoas com área de 1.600 qilômetros quadrados e que tem um orçamento total este ano de R$ 555 milhões, sendo que quase 20% (R$ 90 milhões) é oriundo da arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS).

8 comentários:

xacal disse...

Caro Roberto,

para você ver que, em nosso caso, o dinheiro não serviu para nada...

depois de 20 anos, colocamos no poder quem "inventou" o modelo que só afundou a planície pantanosa nos piores índices de desenvolvimento humano e econômico do país...

Paulo Lopes disse...

Não é a toa que "todo mundo" queria.
Não se trata de Campos ser uma cidade politizada, e sim "interessante",$$$$$.
Que Deus ilumine nossa prefeita e vereadores, que pelo que eu fiquei sabendo, tem oito mil ementas a aprovar.

Anônimo disse...

Roberto você poderia ter voltado um poucoi mais no tempo.Em 1989primeiro ano de Garotinho a frente da prefeitura o orçamento era de 28 milhões por ano.E foi nessa época que foram construidas a maioria das escolas.creches e postos de saude que Campos tem hoje.Além disso me lembro muito bem que Guarus ,inclusive minha rua,foi toda tirada da lama.Naquela época o dineheiro rendia.Já agora ...

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

De grão em grão a galinha enche o papo....

Anônimo disse...

Realmente não é à toa que todos querem administrar um município como Campos, mas imaginem o que Mocaiber fez com os orçamentos de 2005 a 2008? Simplesmente enriqueceu colaboradores, assessores, puxa-sacos, "amigos pessoais", etc e tal.
Sinceramente, espero que todo este dinheiro que está entrando no fim do Governo ( Royalties) fique no caixa da prefeitura, pois não tem como este indivíduo gastar. Se ele o fizer,DESVIANDO-0, pelo amor de Deus, JUSTIÇA, CADEIA NELE QUE É MERECEDOR! Basta!

Juca do parque Prazeres

Anônimo disse...

Roberto, concordo com o que o anônimo anterior disse, seria melhor que você fosse mais além na sua análise, colocando também o orçamento da prefeitura durante o primeiro governo de Garotinho, em uma época que a cidade não era privilegiada pela grana dos royalties, como é hoje, no entanto o primeiro governo de Garotinho é tido como um ótimo governo, seria isso uma mera mistificação da estrutura governamental, tal como a bravata do "Arnaldo fez" ou realmente Garotinho foi um bom prefeito?

Anônimo disse...

Professor temos que falar com sinceridade.Sou funcionario publico muncipal há 30 anos.Nunca tivemos prefeito como Garotinho.Chegava cedo e não tinha hora para deixar o trabalho.Espero que a Rosinha faça o mesmo.Votei nela em homenagem ao trabalho que o Garotinho fez como prefeito.Só recebi plano cargos na prefeitura na época dele.E agora vendo esse levantamento feito por você me pergunto:cadê o dinheiro que Sérgio Mendes,Arnaldo e Mocaiber receberam?

Roberto Moraes disse...

Aos comentaristas que solicitaram que se retroagisse ainda mais no tempo, o blog informa que os estudos sobre o orçamento usaram 1994 como referência, por ser o ano de implantação do Plano Real e desta moeda, porque a partir daí tivemos uma razoável estabilidade. Para se usar dados anteriores a este teríamos que usar ou a conversão da moeda da época para o dolar e re-converter agora, ou usar tabelas de conversão de moedas. Tanto um quanto outro incorre em questionamentos sobre a interpretação sobre estes valores na atualidade. Por isso, se usou os valores reais das Leis Orçamentárias Anuais (LOAs)sem correção.

De mais a mais, para o objetivo do blog uma período de 15 anos é mais que suficientepara se ver onde de deu o crescimento da receita dos royalties.

Sobre os orçamentos anuais, é possível a de 2008 e 2009 ver no site oficial da PMCG e ou Câmara Municipal. As anteriores foram frutos de estudos que o blogueiro vem fazendo desde o ano 2000 intitulado Radiografando o orçamento de Campos e pode ser localizado nos últimos dias do ano anterior na publicação do Diário Oficial do município o jornal Monitor Campista.

Sds,