segunda-feira, novembro 10, 2008

"Uma inovadora maneira de fazer política"

A nota abaixo foi postada pelo professor Renato Barreto no blog Outros Campos e merece análise, porque, assim vê-se que a onda Obama pode representar muito mais do que um primeiro negro a ocupar a Casa Branca, mas realmente uma mudança de métodos que avança em direção a ampliação da participação popular, para além da campanha eleitoral, revigorando quem sabe, a velha e carcomida, mas ainda não substituível, democracia representativa. Veja a nota:

"Uma inovadora maneira de fazer política"

"O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, está usando a internet para esclarecer como será o processo de transição no país. A página chamada Change.gov está sendo usada pelos responsáveis pela campanha de Obama para fornecer um guia para o processo e pedir sugestões aos cidadãos americanos. O site também permite que os internautas se candidatem a um cargo no novo governo.A página também quer que os cidadãos americanos contem suas histórias a respeito do que a campanha de Obama significou para eles e relatem a sua "visão" do que querem que aconteça nos Estados Unidos."

2 comentários:

Anônimo disse...

o candidato eleito nos EUA merece com louvor elogios à uma série de pontos positivos na sua campanha: ele nao chegou ate la bravando ser negro, vitima de racismo, tampouco desvalorizando-se para se fazer de coitadinho.

venceu num país que possui bairros inteiros que brancos e negros sequer dividem a mesma calçada. Presidirá um povo elitista e que precisou descer do salto quando a crise lhe bateu à porta.

CONTUDO, a inovadora forma de participação popular, apesar de muito interessante, deve ser considerada com grande cautela. A educação americana adota a informática oficialmente desde 1999 e por isso a populaçao já sente pra lá de à vontade com o sistema virtual, agora oficialmente utilizado.

Por aqui, além de contarmos com a falta de educação de uns e a de serviço de outros, que poluem nossos murais e blogs com mensagens estapafúrdias e ofensivas, a internet não é realidade pra quem realmente precisa. Somente 14% da populaçao brasileira tem acesso constante à internet. Estamos "excluindo" um numero absurdo que para padroes nacionais chega a 154,8 milhoes de pessoas.

O projeto é válido, mas nao deve ser único. A carencia está presente nos grandes centros (e nos centros desses grandes centros) mas é na periferia que o progresso - e a voz - precisa chegar.

Pra quem ainda se pergunta "por que nos EUA o sistema de voto ainda é manual e pode-se votar ate pelos correios sem fraudes", assistam a um filme de Robin Willians, chamado 'O Candidato do Ano" (Man of the year). Além de ser uma boa comédia, é referente ao pleito presidencial americano e o preconceito com a forma com a qual utilizamos para votar.

Abraços a todos

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Acho interessante isso de o povo poder dar opinião, participar, mas nunca vi "panela que muito mexe não sair salgada ou sem sal". Parece que é muito bom, mas o ser humano não gosta de ter um governante muito liberal assim... eles acabam achando que "eles não sabem o que estão fazendo..." e até o próprio governante, acaba num governo "arco-íris-arnaldmocaiberiano",não se sabe de onde vêm e nem para onde vai...
A propósito, soube que o muro do ´rio paraíba" está assim pintado... Será que o povo foi consultado? Quem deu a opinião? Até que para este este tipo de ação, o povo deveria ser mesmo consultado... É cada uma!!!