segunda-feira, outubro 26, 2009

20 anos depois!

Nas eleições de 1989, no 1º turno, votei no Roberto Freire pelo PCB, para presidente da República. Vinte anos depois vejo que ele está irreconhecível. Raivoso não consegue sequer convencer jornalistas que são conhecidos pela oposição ao governo Lula, na sua sanha antipetista. No programa Roda Viva que ainda está no ar, pela TV Cultura, reproduzido pela TV Brasil, Freire cita números errados, aponta indicadores falsos e desdenha o apoio popular ao presidente Lula. Os jornalistas brincam com o deputado pernambucano que já foi imensamente respeitado pelo discurso coerente e incisivo. Ao tentar conceituar a esquerda no mundo atual Freire foi pueril. Enrola-se em falsas justificativas sem conseguir mostrar que o governo FHC teria sido melhor que o atual. Pior que ser oposição, que faz parte do jogo democrático da política, a falta de argumentos é o que mais me chamou a atenção. Lamentável. É possível ser crítico sem esta retórica. Com um aliado deste Serra ou mesmo Aécio terá imensas dificuldades.

20 comentários:

Anônimo disse...

De fato, Roberto Freire era dono de um dos mais incisivos e coerentes discursos do parlamento brasileiro, além de que combativo, sempre emprestava seu mandato aos movimentos democráticos e apurado analista da conjuntura política... Com o PPS...mais legenda do que partido, foi-se esvaindo. Uma pena!

De qq modo deixará suas idéias, seu nome registrado nos anais da Câmara Federal.

Luciana Portinho

telmo disse...

Na época em que muitos acreditavam em R. Freire, inclusive eu, li uma notinha em uma revista. Um deputado da situação entra em um restaurante chic em Brasília e vê R. Freire em uma mesa, bebendo uma garrafa de um vinho bastante caro. O deputado se aproxima e exclama: vinho caro para um comunista, deputado! R. Freire responde: Meu comunismo, eu nivelo por cima, colega!
Naquela época, sua real personalidade já aflorava, mas a vergonha na cara ainda conseguia inibí-la. Hoje ele não passa de um homem de negócios. Possui um partido que no momento está alugado ao gov. J. Serra.

Rafael disse...

Em 89 o Freire desejava ser o que o Lula é hoje, uma alternativa de esquerda, com viés popular. Me lembro que seu discurso intelectualizado à época atraia aqueles que queriam mudança mas repudiavam a figura do Lula, por considerá-lo um ignorante. Foi o caso de meu irmão, que votou no Freire, enquanto eu foi de "Lula lá".

Pelo jeito ele continua desejando ser o Lula...

Roberto Torres disse...

Exatamente, um homem de negocios. A "tese" dele agora e que Serra e mais a esquerda que Lula. Dentro do PSDB ele teria sido sempre a voz desenvolvimentista discordante. Isto todos nos sabemos que Serra foi. Mas o fato e que Serra nunca transformou isto em um movimento politico de destaque. E tampouco desenvolvimentismo basta para termos um um governo progressista, interessado nos interesses dos mais pobres.

Anônimo disse...

Já votei nele e me arrependi, não entendo um cara com o passado dele falar mal de Lula só pode ser inveja!
Fora esses falsos esquerdistas que se uniram ao PSDB!

Claudio Kezen disse...

Nada contra muito menos à favor do Roberto Freire.

Apenas acredito que como deputado, ele tem uma folha de serviços prestados ao país.

Como político, tem o direito de discordar dos (des)caminhos que levou o Lulalá ao neo-sindicalismo-liberal-cínico-pragmático e suas alianças duvidosas e neste ponto está acompanhado por muita gente boa, como sabem até as pedras das ruas.

Como cidadão tem o direito de apoiar Serra ou quem quer que seja. Quem traiu amigos quando a chapa esquentou, os jogou aos leões e se omitiu, quem se mistura com Roberto Jefferson, Sarney, Collor, Severino Cavalcanti, Renan Calheiros, et caterva, não tem reserva moral para atacar qualquer tipo de aliança.

Como homem, ele tem o direito de atacar a pratulha petista que insiste em transformar o quadro eleitoral em plebiscitário: essa manobra já está ficando cansativa, porra!

Qualquer colocação crítica a respeito do desgoverno Lulalá, por mais sensata que seja, é taxada, julgada e condenada nos tribunais da inquisição olímpica Rio 2016 e rotulada como "à serviço da oposição"

Conclamo os que agora, incensam o Lulalá no altar nacionalista do ufanismo-míope-síndico-meu-pirão-primeiro a se informarem com o nosso Roberto Torres sobre a realidade do país onde ele reside atualmente, que por coincidência foi totalmente destruído pela guerra há pouco mais de meio século atrás.

Aquela é a infra estrutura social que queremos, aquele é o sistema educacional que deveríamos buscar, aquele é o sistema de saúde pública que merecemos como cidadãos, e não este enorme favelão em que acordamos, trabalhamos e vamos dormir no fim do dia.

Esta sim é a questão, e não marcar território nesta briga que como diz o ditado, falta o pão e ningém tem razão.

Anônimo disse...

Os canalhas se repetem:
Ivete Vargas liquidou com o PTB e obrigou Brizola a criar o PDT.
Agora, esse oportunista do Roberto Freire, depois de desfigurar e aniquilar o PCB, se serve dessa legenda de aluguel, o PPS, para levar vantagens para si e para a quadrilha que comanda.
Vergonhoso isso... e pensar que já votei nesse embusteiro!

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus, ele falar que Serra é mais esquerda que Lula???
Sim... O Serra é à esquerda do Lula. Um zero à esquerda.
Fora com esses traidores!!
Dilma2010!

Anônimo disse...

O Freire, como bem disse meu pai, comunista convicto, é a maior decepção política dos últimos anos.

Anônimo disse...

Roberto Freire, hoje, cidadão paulista (parte do território brasileiro seccionada por organizações estrangeiras como PSDB, DEM. FIESP/DASLU), garante a sobrevivência com a aposentadoria integral do Instituto de Pensão e Aposentadoria do Congresso Nacional e um jabá de doze mil reais numa estatal paulista para funcionar como laranja do governador José Serra em seus projetos presidenciais.

Anônimo disse...

Como o presidente Lula conhece essa coisa chamada política! Ele não disse há poucos dias que o Brasil estava cheio de Judas por aí? Esse Roberto Freire aí é um dos mais falsos, cínicos e nojentos do país.

Anônimo disse...

Roberto Freire, que vive de salário da Sabesp e sem trabalhar, é um exemplo terrível da conversão de um " comunista " a serviente da direita. Este que no passado chamava de Lula de reformista e queria o aplicar purismo do comunismo, hoje se mostra oportunista com ideologia na verdade de direita.Lula que nunca leu o Capital de Marx, nem precisava, faz esta nação caminhar em passos seguros e muito firme ideologicamente, é um estadista progressista de esquerda ou de centro esquerda se assim entenderem. Lula sabe o seu lado.

Anônimo disse...

"De qq modo deixará suas idéias, seu nome registrado nos anais da Câmara Federal."

Luciana Portinho

Vai deixar sim, como o maior traidor dos ideais de esquerda!!!!!!

Anônimo disse...

Sr. Claudio Kezen chamar o governo Lula, que trouxe tantos benefícios ao país, que tem 80 por cento de aprovação de desgoverno, não pode ser taxada de uma crítica sensata.
Não sou petista, mas reconhecer o bom governo que Lula está fazendo é dever de todo o brasileiro independente de partido.

Anônimo disse...

O Claudio Kezen faz parte do PIG!
Sua crítica será sempre contra Lula, independente do que Lula faça!rs
Eu só li o que ele escreveu porque achei que encontraria alguma crítica consistente, mas vejo que o discurso continua raivoso e inconsistente como sempre!
Perto de Roberto Freire, Calabar e Joaquim Silvério dos Reis foram aprendizes de feiticeiros. Freire é o maior traidor deste País!

Anônimo disse...

Por culpa do sr. Roberto Freire,o PPS resolveu assumir de vez o lado "palhaço", bem que poderiam mudar o significado da silgla do partido para: "Partido dos Palhaços e Salafrários"

Claudio Kezen disse...

Em nenhum momento eu nego os avanços do governo Lulalá, o que não o livra da categoria meia-boca, NA MINHA OPINIÃO. Ele está aí para isso mesmo, e se os outros foram uma lástima, não quer dizer que este seja "uma brastemp", como querem enfiar pelas nossas goelas abaixo a PP (patrulha petista).

Basta lembrar que aqui, bem aqui neste mesmo blog, o probo, douto e magnânimo profexô Roberto Moraes anunciou sem cerimônia e com ares triunfalistas a contratação de marketeiros da campanha Obama, pela campanha da "madame mim/madastra má" Dilma, sem ao menos se dar conta do, no mínimo, absurdo da situação.

Ainda bem que nem todo petista quer ser mais realista que o rei, e no dia seguinte a direção do PT desmentiu a notícia, mas isso o profexô não pubicou. Me pergunto por que...

O que eu defenderei sempre é a pluralidade de pensamento e a liberdade de opinião.

É curioso ver que além da Luciana Portinho, pessoa que não conheço, todos os outros comentários postados após o meu, se escondem covardemente no anonimato.

É a PP em ação...

Anônimo disse...

“O estilo do Serra de fazer política é muito truculento, de destruir o adversário. Para ele, a disputa não é entre oponentes políticos com visões de mundo diferentes. É uma coisa de inimigo e seu o objetivo é matar, destruir. Acho que, na Presidência, ele trataria qualquer oposição como alguém que precisa ser aniquilado. Como brasileiro e como político, me preocupa a possibilidade de o Serra comandar o Brasil”.

Cid Gomes

Anônimo disse...

É curioso que o sr Claudio Kezen, não conheça a sr. Luciana Portinho que foi presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, no governo Mocaiber, já que escreve tanto sobre política.
Quanto ao anonimato, vou assinar o comentário, mas não creio que o sr me conheça, não vai mudar muita coisa.

Simone Moreira Rocha

Anônimo disse...

E realmente não sou petista!
Acho que no Brasil, quase todos os partidos políticos não possuem programa de propostas definidas para o país, criando uma dificuldade muito grande para se identificar o candidato em relação à postura partidária. Eu sempre votei no candidato e não no partido.
Minha admiração pelo presidente Lula não tem nada a ver com o PT, e sim com seu bom governo.
Simone