segunda-feira, agosto 01, 2011

Greve dos professores municipais de Campos

O blog publica o pedido de divulgação do movimento. Campos pode fazer mais pela Educação, com certeza:
"Professor Roberto, saudações...
Gostaria de pedir que seu blog colocasse uma postagem sobre a greve dos professores da rede pública municipal a ser deflagrada amanhã até o dia 03 de agosto.
Tudo sobre a greve pode ser verificado no endereço:
http://nalutapelaeducacaocampos.blogspot.com/
Por favor Roberto, não deixe de postar esta notícia, pois o momento é esse.
Entre as reivindicações estão:
"A pauta de reivindicações da categoria engloba o pagamento do FUNDEB, 30% de reajuste salarial, eleições diretas para diretores de escolas, revogação do Decreto 305/11, aprovação pela Câmara de Vereadores da alteração do PCCS, respeito aos direitos dos professores readaptados, etc."
Grato pela atenção."

8 comentários:

Prof. Ahmed Jibril disse...

O repasse da verba do Fundeb aos professores da rede municipal é o ponto de total desrespeito à categoria, visto que a administração municipal revela-se totalmente desinformada com relação ao repasse do Funbeb ou seja, conforme o endereço http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/planejamento-e-financiamento/por-dentro-grana-politicas-publicas-financiamento-dru-fundeb-pib-503941.shtml

"Nesse caso, a maior parte dos recursos (cerca de 60% do total) é consumida pelo pagamento de gestores, professores e funcionários. Outros 27% são destinados à manutenção e ao funcionamento das instituições de ensino, 6,6% para reformas e construções de novas escolas, 6% para os chamados encargos sociais (contribuições previdenciárias e trabalhistas) e apenas 0,4% na área de pesquisa e desenvolvimento. "

Aqui em Campos, os professores ainda não receberam a verba do Fudneb e estão muito muito muito muito distantes de receber, a não ser que o MPF faça algo pela classe.

Prof. Ahmed Jibril disse...

Para aqueles que queiram maiores informações sobre o repasse do Fundeb, favor dar download (Baixar) de material específico ao Fundeb, feito pelo TCM-RJ, material muito elucidativo e que deveria ser livro de cabeceira para qualquer secretaria de educação.

http://br.wrs.yahoo.com/_ylt=A0geu8d80DZOHz4Aw.Pz6Qt.;_ylu=X3oDMTByamlqaW9mBHNlYwNzcgRwb3MDMwRjb2xvA2FjMgR2dGlkAw--/SIG=12el1d6gh/EXP=1312243964/**http%3a//www.tcm.rj.gov.br/Noticias/3437/cartilha_fundeb.pdf

Educação é coisa séria e devemos acabar de uma vez por todas com a grande crise de hipocrisia educacional, principalmente em nossa cidade.

Anônimo disse...

E eles ainda vem falar de valorização dos funcionários.

Queremos ver plano de cargos e salários para toda a prefeitura. Não só para a educação.

Anônimo disse...

Que vergonha nossos colegas professores,menos de dez aderiram greve.É o fim da picada,esse pessoal não sabe lutar mesmo.

Prof. Ahmed Jibril disse...

Grande assombro é ler nas páginas do site da prefeitura a seguinte notícia, ou algo assim:

"Na próxima segunda-feira (1º de agosto), os cerca de 60 mil alunos das 234 unidades escolares retornam às atividades escolares."

A afirmação acima, pode ser comprovada no endereço: http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=8676

Agora, a grande ralidade, é muito distante das notícias oficiais da PMCG.

Hoje, ma minha escola, e não diferente, em várias escolas de outros companheiros de profissão, os alunos foram liberados com a permissão das diretoras das unidades escolares, uma vez que os pais dos alunos foram informados que "a maioria dos professores não dariam aula, pois estavam a fazer cursos pela PMCG", o que é algo questionável e tristemente compreensível, pois para não fazer feio diante das determinações do MEC relativas ao dias letivos, a semana que se inicia, é tida como uma semana "letiva" mas letiva somente na "teoria", pois na prática, ou didaticamente falando, letivo é relacionado à "aula", o que na verdade, não haverá para os alunos municipais, pois conforme a determinação da secretária de educação, as capacitações dos professores serão ministradas em horário letivo.

Isto mesmo, em horário letivo e assim sendo, bastando aplicar a velha Lei que afirma que "como dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço", os alunos, aqueles convocados a estar nas unidades escolares para a semana letiva, não poderão ter suas aulas de forma normal, pois seus professores não estarão nas escolas em virtude das "qualificações" que no mínimo, são tão contraditórias como aqueles que as determinam.

Que seriedade é essa na educação municipal?

Anônimo disse...

O que não dá pra entender é que o sindicato competente, não foi às escolas para alucidar aos professores sobre o movimento, deixando os mesmos entregues ao dom da "Adivinhação" para participarem da grave incitada e muito mal anunciada.

mais um professor disse...

A baixa adesão à greve reflete somente a falta de força de um sindicato e não somente, a ausência de união entre aqueles que pertencem à categoria.

Anônimo disse...

Ouvi dizer q a grana do fundeb foi usada pra comprar tv de plasma, roupas e até despesa com motel.