domingo, julho 31, 2011

Leitor reclama da possibilidade da cidade perder a área do Hipódromo

Por e-mail, Eduardo Braga, expõe sua legítima preocupação. É lamentável que a especulação imobiliária tome conta da cidade. A cidade é, ou deveria ser dos cidadãos. O blog tem informações de que um grupo de empresários, chamado de G-7, se juntou, e por cerca de 4,5 milhões, adquiriu em leilão toda aquela área. A primeira informação não é de construção de shopping ou comércio, e sim de moradias. O valor que foi adquirido é equivalente a 5% do que está custando o sambódromo que está sendo construído no final da avenida Alberto Lamego, que, aliás, poderia ter sido ali instalado, com outras serventias e muito menor custo.

Longe do blog estar aqui defendendo que o poder público entre para socorrer tudo enquanto são problemas de gestão de hospitais, clubes, associações, etc., aliás, quem lê regularmente o blog já sabe disto, porém, a condição de gestor público, não permite que este não enxergue os problemas e as oportunidades para intervir, regular e tentar melhorar a qualidade de vida em nossa cidade.

As cidades existem para a convivência humana, assim o território da cidade serve para a moradia, o exercício do trabalho e o direito à cultura e ao lazer, e nesta linha, é papel do poder público regular esta relação em nome da população e pela qual foi escolhido em votação. Será que estamos tendo isto em nossa cidade?

Enfim, o comentário do Eduardo como de muitos outros mostra que a população se preocupa com a pouca atenção que se dá à gestão da nossa cidade. Leia abaixo o desabafo do Eduardo que, assim como muitos moradores, se mostra atento, ao que está e deixando de ser feito em nosso município:

“Sr. Roberto!

Sou leitor assíduo do teu blog e sei do interesse que possui pela nossa sofrida região e por isto resolvi te enviar este email! Te escrevo para desabafar meu descontentamento ao ouvir um burburinho que torço que seja somente boato, mas já traumatizado, desde a adolescência, com a demolição de um prédio lindíssimo onde fica o atual supermercado Extra na Avenida Felipe Webe, sem contar com o primeiro Trianon que eu não pude conhecer. Me será um alento saber que não é verdade que pretendem demolir nosso hipódromo no Jóquei Club para construção do Shopping Iguatemi em Campos!

Campos dos Goytacazes é a cidade do povo sem amor ao Patrimônio Histórico! Demolir o Hipódromo do Jóquei Club para construir o Shopping do Iguatemi com tanta terra de canavial disponível em volta da cidade será uma tristeza...

Poxa! A prefeitura deveria desapropriar o Jóquei Club e transforma-lo em um grande Parque Público necessária para a cidade, adaptando os prédios históricos como espaço cultural! As arquibancadas poderiam ser adaptadas como platéia para uma sala de concerto tipo Ópera de Arame de Curitiba ou novo teatro! Os estábulos virariam Centros de Compras de produtos Artesanais locais, a pista de corrida se transformaria em jardins arborizados com pistas para cooper e atividades físicas, quadras de esportes e muita área verde como um mini-ibirapuera campista! Há muitas terras para se construir o Shopping Iguatemi, inclusive atrás do próprio hipódromo num terreno enorme no Bairro da Penha!

Desculpa este email de desalento, mas se tiver noticias de que este burburinho é falso coloque uma nota em teu blog para me aliviar! Sei que há problemas financeiros no club, mas espero que desta vez o bom senso e respeito à história prevaleça

Grato

Eduardo Braga, Campos dos Goytacazes-RJ.”

14 comentários:

Anônimo disse...

Caro Roberto, e lamentável esta realidade que estamos vivendo. O hipódromo de Campos possui muitas historias vividas por varias gerações. O poder publico se omite quando deveria atuar, somente participa no que lhe da retorno eleitoreiro. Esperamos que ainda haja tempo de reverter este processo, pois já foi expedida a reintegração de posse para os novos proprietários. E aí se vai mais uma pagina da nossa história.....

Anônimo disse...

Gente vamos relembrar a historia: Trianon antigo, casario antigo onde atualmente é o Extra e agora o Hipodromo de Campos(um dos 3 uiltimos em atividade no Brasil), destruidos nos governos de quem ? Cuidados inhos a eleição é ano que vem.Esta é uma boa munição para os adverssarios usarem na campanha, o casal demolidor ou que se faz de Pilatos diante da destruição do Patrimonio Historico de Campos.Enquanto é tempo a exemplo do Valão vamos tentar uma forma juridica de salvar mais este Patrimonio que espera um triste fim em nossa cidade.Francisco

Anônimo disse...

Campos realmente precisa de uma grande área de lazer, de um parque público.

Mas um parque público, dígno desse nome, necessitaria de uma área bem maior do que a do atual hipódromo. Teria que ter no mínimo 800.000 metros quadrados

Anônimo disse...

Quem vive de passado é museu ! Graças a Deus nós, moradores do Jóquei vamos ter algo útil naquela área improdutiva e totalmente abandonada. Um hipermercado, um shoping ou qualquer outro empreendimento é um milhão de veze4s melhor que aquela peça de museu abandonada, suja e cheia de mato intitulada "hipódromo". Chega ! Esse tempo de corridas de cavalos já passou, hoje em dia ninguém quer saber mais de apostar em cavalos a não ser meia dúzia de indivíduos da terceira idade parados no tempo. Mudanças para o bairro Jóquei já ! Chega de lixo, chega de abandono e parabéns aqueles que tiveram a iniciativa de fazer naquela área abandona algo útil e produtivo. Hipódromo NÃO ! PROGRESSO JÁ !

George A. F. Gessário disse...

O Hipódromo foi arrematado em um leilão promovido pela Justiça Federal por conta das dívidas do próprio relativas à impostos e tributos federais oriundas da má administração do mesmo, diga-se outras áreas pertencentes ao Joquei já tinham ido a leilão, a parte do hipódromo foi a última a ser vendida, NESSE CASO acho injustpo por na conta do Poder Público Municipal o fim do Hipódromo, e acho injusto q verba municipal fosse usada pra sanar má gestão do mesmo.

George A. F. Gessário disse...

Por fim, diga-se, q o grande erro da administração do Joquei foi focar no hipódromo e incentivar POUCO o lado social, ou seja de CLUBE do mesmo.

Roberto Moraes disse...

Caro George,

Concordo com você que seria injusto verba municipal (quer dizer nossa, da população) para socorrer má gestão de associação/clube particular. Corretíssimo.

Porém, o que o blog levantou não é da possibilidade de pagar as dívidas e deixar o imóvel como clube.

O que o blog levantou é se seria bom para a população assistir aquele espaço se transformar em mais um prédio de apartamentos ou espaço comercial, a preço de banana, quando há carências de espaço para lazer e convívio em nossa cidade, na área urbana.

Espaços para prédios e novos empreendimentos comerciais temos bastante, nesta nossa planície, porém, no Jóquei e Penha já repleto de projetos em execução de novas moradias, se não tiver um espaço para lazer, ficarão muito adensados e ruins para se viver.

Pela bagatela que foi adquirido, o município, poderia exigir como compensação, das grandes construtoras que estão se instalando no Jóquei e Penha para reformar e destinar à nossa população.

Tudo isto, se o interesse fosse dar qualidade de vida à população, mas, não se percebe este interesse.

A cidade é um espaço para se morar, se viver, por isso ela deve ter valor de uso e não valor de troca e de mercadoria.

Assim deveria pensar o bom gestor: como fazer que minha cidade, seja o meu amor e não o meu valor!

Sds.

George A.F. Gessário disse...

O problema Roberto é q instrumento o Município poderia usar pra isso?? Não licenciar o projeto??Não creio q seja um instrumento viável, o Estado tbm tem limitações a obedecer na intervenção do mesmo na propriedade privada. Quanto à questão da falta de áreas de lazer no Jockey e na Penha eu concordo contigo, e ainda saliento q é sem razão pois espaço físico é o que não falta nesses bairros, no Jockey só pra citar um exemplo temos toda aquela área de interseção entre o Bairro e o Flamboyant simplesmente tomada pelo matagal e abandonada sem ngm saber sequer quem é o dono daquele imenso terreno.
PS.: Esqueci de comentar sobre isso, mas pra mim o CEPOP é um dos maiores elefantes brancos da história da nossa cidade, não vejo a lógica na sua construção, com todo respeito aos carnavalescos, tampouco na localização do mesmo.

Anônimo disse...

"Quem vive de passado é museu"
Acredito que esse anônimo seja a favor da destruição de bens históricos para dar lugar a empreendimentos comerciais, como shoppings etc...Assim como destruíram o antigo trianon, onde hoje predomina a "Belíssima" arquitetura do bradesco.

"Campos realmente precisa de uma grande área de lazer, de um parque público."
INFELIZMENTE NÃO TEMOS VOZ! Lazer aqui, só bares, o cidadão não tem o prazer de passear pela cidade, não tem verde, não tem calçada, a cidade é dos carros! Falta uma coisa..vontade.

O debaixo é meu po**a disse...

Uai? Mas se o Jockey e Penha 2 bairros, não possuem área de lazer, onde estão as áreas que os donos de loteamentos tem que deixar de vender para uso público?

O debaixo é meu po**a disse...

Uai? Mas se o Jockey e Penha 2 bairros, não possuem área de lazer, onde estão as áreas que os donos de loteamentos tem que deixar de vender para uso público?

Anônimo disse...

Os velhos coronéis campistenses querem porque querem manter suas antigas "tradições": queimadas, corridas de cavalos, prédios caindo aos pedaços no centro de Campos e pondo em risco a vida dos transeuntes, etc.
Quem vive de passado é museu !
Acabou esse negócio de corrida de cavalos, por sinal, um negócio que arruinou a vida de muitas pessoas no passado, uma jogatina suja e cheia de mutretas.
Queremos sim, progresso, desenvolvimento, shopings, hipermercados, áreas limpas e urbanizadas. Nada de quintais de ricos para jogatinas com cavalinhos de corrida.

Anônimo disse...

Como esperar outro tipo de político para uma cidade que tem eleitores que ¨soltam¨esta pérola: ¨quem vive de passado é museu¨ .
É DEMAIS!
MAIS UM patrimonio de Campos que se vai?
O Jockey, assim como o foi nosso BELÍSSIMO e importante Trianon.Assim como o Monitor Campista, faz parte de nossa riqueza cultural .
Ilustres de Campos ,permanecerão OMISSOS ?

Anônimo disse...

Os coronéis insistem em perpetuar suas idéias absurdas e hábitos politicamente incorretos = jogatinas. São teimosos feito mula empacada.
Quem vive de passado é museu !
Ou cuidam dos seus predinhos velhos e caindo aos pedaços ou o Ministério Público manda derrubar = nada mais justo.
Ou cuidam de seu hipódromo abandonado e cheio de mato e dengue ou o governo manda leiloar = nada mais justo.
Acabou a era dos coronéis mandachuvas.