quinta-feira, julho 14, 2011

Rede Blog intensifica a fiscalização e a sua responsabilidade

A compra de mais espaços publicitários e de opiniões na mídia local por parte da Prefeitura de Campos acabou trazendo um efeito contrário: a Rede Blog que já detém um maior prestígio e credibilidade no público em que a maior parte desta velha mídia atua, acabou por intensificar a fiscalização sobre o governo municipal.

É só observar que nas duas últimas semanas estes blogs trouxeram uma enormidade de informações que não são do interesse da municipalidade local. Na planície, é possível identificar que apenas uma rede de TV guarda, digamos que, certa liberdade em seu jornalismo, o restante da mídia cumpre a tabela de sempre.

O antagonismo com a Rede Blog, criada pela velha mídia, agora articulada com a prefeitura local, que usa os velhos e truculentos instrumentos das ameaças, intimidações através de processos e perseguições, gera na população observadora deste cenário, uma desconfiança e uma mais acelerada perda do crédito que ainda mantinham pela inércia da mudança de paradigma da comunicação na nova era.

Todas as pesquisas "quanti" e "quali" que são feitas no município indicam a percepção da população de que ela só consegue ser mais bem informada pela internet através dos blogs independentes. O resto é visto, de uma forma geral como comunicação oficial e propaganda de governo.

O fato só aumenta a responsabilidade da Rede Blog (como se acabou convencionando chamar estes blogs independentes) no sentido de apurar a informação, usando a liberdade de expressão e o crescente prestígio para veicular a informação que não tem como ser exibida pelos órgãos que dependem do caixa de quem se apresenta como o seu maior financiador/patrocinador.

É perceptível que jogadas têm sido armadas através de comentários e/ou e-mails com informações falsas enviadas aos blogs, com a clara tentativa de desestabilizar e reduzir o prestígio que vem sendo construído paulatinamente pela Rede Blog. Com este intuito já foi identificada a tentativa em "criar pegadinhas" que gerem demandas judiciais na busca de jurisprudências nos Tribunais com a clara tentativa em amaldiçoar a Rede.

Os blogs independentes que têm suas notas elogiadas ou criticadas conforme as opiniões dos leitores, também são aperfeiçoadas, corrigidas e debatidas pelos colaboradores que ajudam em rede, a aprofundar a busca pela informação, onde o blogueiro, nem sempre é o gerador da informação se transformando num facilitador de um debate mais rico a favor da cidadania.

Esta experiência construída coletivamente, sem que tenha havido uma planejamento e muito menos uma unidade de pensamento, tem trazido uma riqueza, que não é possível de ser medida no presente.

Interessante ainda observar que a diversidade de abordagens, idéias e opiniões, não permite que um blog se imponha em relação aos demais, como a velha mídia tentava fazer entre si, na sua busca permanente pela hegemonia e muitas vezes, mesmo, pelo pensamento único.

Entre os blogs há de maneira não formal, mas perceptível, um controle entre eles e destes com a sua rede de colaboradores. Isto, por si só é representativo de uma característica diferenciada da Rede Blog em relação à velha mídia.

É sabido, que a mídia local/regional será a mais afetada pelo avanço do prestígio dos blogs e deste tipo de comunicação, entre os que habitam um território.

Numa escala maior dos estados e do país, a velha mídia de maior alcance e mais distante do cidadão, tem um pouco menos de dependência de um único patrocinador, além de estar mais distante, tanto do seu público, quanto do governo, enquanto, a velha mídia local, seu principal patrocinador, sempre a(s) prefeitura(s) e a população das cidades convivem quase que lado-a-lado.

É neste espaço que muito rapidamente, as prefeituras e os prefeitos, que não forem donos diretos ou indiretos destes veículos, vão identificar que será mais útil e de melhor resultado, a comunicação direta com o cidadão, através de mecanismos principalmente da internet, do que com o financiamento com milhões de reais para intermediários, que vez por outra, criam dificuldades e crises para vender espaços publicitários e outras facilidades.

Estamos apenas no início deste processo. Bom que o Ministério Público e os Tribunais de Conta, junto com a população estejam mais atentos a este processo no âmbito dos municípios.

A população tende a aumentar a sua observação e a sua capacidade de análise sobre aquilo que acontece nos seus municípios e, indiscutivelmente, os blogs independentes e sua a capacidade em relacionar diretamente com as pessoas que vêm as coisas erradas é muito grande, e isto gera cada vez informações. As pessoas vã aprendendo a filtrar o que é ou não importante de ser divulgado, constituindo desta forma, num grande espaço de atuação e debates, onde todos aprendem a aprofundar a análise sobre os fatos, num processo de capacitação permanente.

É sobre este patamar que se deposita a importância e a responsabilidade da nossa Rede Blog, hoje, uma das maiores já constituídas e em pleno funcionamento, nas cidades de médio porte e do interior em nosso país.

O presente texto tem como única e humilde pretensão, a de chamar a atenção para o interessante e importante momento que vivemos, tanto por parte dos blogueiros, quanto das nossas centenas de colaboradore(a)s. No mais, sigamos em frente!

2 comentários:

natália disse...

Parabenizo este renomado BLOG, pois através dele temos realmente o direito de opinar, sobre fatos de interesse da nossa coletividade

Através deste BLOG e de outros independentes, a parte da população mais humilde, que não tem dinheiro para pagar espaços em alguns veículos de comunicação,"TEM VOZ" e pode externar seus pensamentos.

A maioria dos blogueiros, busca uma melhor relação entre instituições privadas e públicas. Principalmente com esta última, cujos governantes(prefeitos) tem a obrigação de serem éticos e terem moral ilibada(grande). Entretanto quando nos deparamos com desvios na administração de tais políticos temos o direito de opinar e de manifestar nosso posicionamento.

O BLOG, num ambiente democrático, possibilita e engrandece o debate , facilitando o aprofundamento de questões mais amplas e que venham a promover a melhora no relacionamento entre a socieade.

de olho nesta visão, os políticos, "homens públicos por natureza," tem que aprender a ceitar as críticas, pois são meros servidores públicos, com contrato definido, de apenas 04 anos. Se quiserem continuar sendo servidores públicos, por igual período, deverão fazer uma bom governo e se submeterem seus nomes a nova apreciação popular.

Tais polítics tem que entender que não são dono da preeitura, do Estado ou do país, ou melhor "estão executivos" por 04 anos.

Vitor Menezes disse...

Parabéns pelo post, Roberto. Vamo que vamo!