quinta-feira, julho 04, 2019

Fatiamento e entrega das partes da Petrobras já é o maior caso da história deste setor em todo o mundo: não há nenhum outro caso sequer similar

A privatização da Petrobras que está em curso (de forma fatiada ou agrupada por setor: produção, logística, beneficiamento e distribuição) já é hoje, o maior desmonte de toda a história do setor petróleo no mundo todo.

A fase atual de entrega quase total (e mesmo descontrolada) executa uma dupla, simultânea e gigantesco prejuízo à Nação e à população Brasileira. Ao mesmo tempo se faz o desmonte estatal e a  transferência de seus patrimônios (estruturas e instalações, etc.).

Duplo e veloz crise. Ao mesmo tempo ela promove a desintegração da cadeia (exploração e produção: up-stream; logística e circulação: midi-stream; e beneficiamento e distribuição para o consumo downstream) que leva o petróleo e o gás do poço ao posto de combusteis e ao poste de energia elétrica, ao mesmo tempo, executa a transferência dos ativos de uma estatal (NOC) para outras petroleiras privadas (IOCs), tradings e/ou fundos financeiros articulados a esse setor estratégico da economia e geopolítica que é o petróleo.

Os fundos financeiros hoje controlam boa parte dessas corporações que assim promovem esse eixos que explicam o movimento e troca de controle desses patrimônios (capitais fixos) para as  corporações e fundos globais.

Assim, se transfere a renda de monopólio do Estado brasileiro e os entreguistas comemoram com o fajuto argumento de que se trata da promoção da concorrência. Ora, ora...

Entregam um monopólio estatal para promover uma concorrência que não virá com a simples transferência para o controle oligopolizado global e privado. 

São centenas de bilhões de dólares (possivelmente dezenas de trilhões) de riquezas entregues à prazo a perder de vista onde junto vai de graça o mercado consumidor que gerará os recursos para pagar o que estão ganhando.  

Pior, não se trata nem de acordos para o que precisa ser feito e sim, e também, o que já está feito, implantando, funcionando e sendo ampliado com expertise reconhecida internacionalmente.

O caso do gás natural, junto com a entrega dos gasodutos, refinarias, petroquímicas, distribuidora, etc. são acompanhadas também, como presentes, os campos maduros da Bacia de Campos e ainda a área da joia da coroa, o nosso pré-sal, que é ainda hoje, a maior província petrolífera do mundo descoberta na última década.

Em toda a história da economia mundial do setor petróleo, que lubrificou o capitalismo no mundo, esse é, disparado, o maior caso de desmonte e entrega vil, rápida e sem contrapartidas, sobre aquilo que foi construído com conhecimentos, recursos, tecnologia, competência, o suor e a vida dos brasileiros, para servir a interesses de capitalistas estrangeiros.

Repito: maior caso da história. 

Os prejuízos podem ultrapassar em 50 ou até 100 vezes, tudo aquilo que foi criminosamente desviado da Petrobras. Sem nenhum projeto de Nação e com uma visão estúpida de colônia que deseja apenas agradar ao império. Tem-se aí um esforço e uma narrativa para tornar legal essa imoralidade que a história já está registrando. 

Tudo isso é proporcionalmente e em termos de encadeamento na economia muito maior do que tudo que já entregamos até hoje aos interesses estrangeiros

Isso não pode e não vai ficar por isso mesmo. Esses criminosos terão que pagar por tudo isso!

Um comentário:

Jefferson disse...

Sem dúvida um entreguismo sem precedentes sob o falacioso argumento de estimular a concorrência e reduzir os preços.