quarta-feira, fevereiro 26, 2020

Pesquisador estuda aumento populacional dos municípios do Norte Fluminense até 2050

O professor e pesquisador William Passos fez uma estimativa demográfica para os municípios do Norte Fluminense para 2030, 2040 e 2050 e aponta que há necessidade de um planejamento para esse crescimento populacional, que segundo ele será quase exclusivamente urbano, e da organização da capacidade de absorção de todo esse volume demográfico.

Passos utilizou de um método de estimação aritmética a taxas constantes, ajustado pelo final da curva das Estimativas de População intra-censitárias do IBGE (caso dos municípios) e pelas Projeções da População do Brasil e das Unidades da Federação (caso do estado do Rio de Janeiro e do Brasil), calculei a Projeção Populacional dos municípios do Norte Fluminense dos próximos 30 anos (2020-2050).

Segundo Passos, os resultados apontam que Macaé (67,06%), Quissamã (60,80%) e Carapebus (58,29%) serão os municípios da região que mais crescerão nas próximas décadas, sinalizando a necessidade de planejamento desse crescimento, que será quase exclusivamente urbano, e da organização da capacidade de absorção de todo esse volume demográfico, de modo a não sacrificar a qualidade de vida da população.

Por estas projeções, em 2050, Campos dos Goytacazes estaria com 643 mil habitantes, Macaé com 438 mil habitantes e São João da Barra com 54 mil habitantes.

William diz que por tudo isso, a atualização dos planos diretores e a assessoria de um corpo técnico qualificado tornam-se ingredientes fundamentais para essas prefeituras. Assim que saírem os resultados do Censo Demográfico 2020, que só começa em agosto, a Projeção Populacional dos municípios do Norte Fluminense será atualizada.

Os dados forma postados na sua página no Facebook "Observatório das Metropolizações".



Nenhum comentário: