terça-feira, março 03, 2020

O coronavírus irá gerar mais ainda vítimas com a intensificação da reestruturação produtiva

As pesquisas mais recentes que desenvolvi nos últimos anos, me auxiliam hoje, a analisar com mais profundidade alguns fenômenos sócio-político-econômicos do presente.

A partir dos fatos e dos agentes é possível compreender os processos e o sistema como um todo.

Mais. É também possível ainda interpretar os movimentos do capital em sua busca permanente e frenética de acumulação.

Vamos então a um fato específico em breve análise.

Nesse sentido, eu já comentei em postagem aqui que o caso do coronavírus está permitindo ver a extensão, capilaridade e intensidade com as quais as cadeias de valor global (CVG), hoje, se articulam globalmente, com repercussões em várias dimensões, além da mais óbvia que é a econômica. [1]

Porém, a epidemia que se espalha em termos espaciais, permite observar ainda outros fenômenos, a partir dos fatos cotidianos que vão sendo noticiados. 

Um deles é esse da matéria aqui do Valor (03 Mar. 2020, P.C2) - gráfico ao lado - que mostra como ações e investimentos econômicos em alguns tipos de negócios, passaram a render mais com a desgraça da doença originada com a contaminação do vírus corona. [2]

Ações e investimentos nas empresas de saúde crescem. Este é o caso das empresas de laboratórios que já estão ganhando muito mais com a expansão dos exames de todos os tipos além, do diagnóstico do vírus corona.

Desta forma no Brasil, o laboratório Fleury, já surge como o melhor resultado nos últimos dias na Bolsa brasileira (Ibovespa), acima das demais - que caem em sua grande maioria -, sendo seguida de perto, pela rede de farmácias, Droga Raia, por razões também fáceis de serem compreendidas.

No plano global, um outro resultado significativo na bolsa de valores dos EUA, foi a empresa de streaming de filmes, a NetFlix, que se valoriza na medida em que o maior tempo em casa, para fugir da exposição ao público, tem levado a um procurar maior por assinaturas.

Tudo isso reforça, o que tratei no livro sobre "A indústria dos fundos financeiros", quando tentei mostrar, como o capital vai escolhendo e navegando entre as suas diferentes frações (setores econômicos) e espaços (regiões), conforme as promessas de maiores rentabilidades e lucros. [3]

Sem querer estender mais (vou tratar do tema mais adiante), vale ainda observar as consequências que teremos na dimensão do trabalho e do trabalhador, a partir do fato de diversas empresas, já estarem optando por transferir alguns tipos de trabalho para o ambiente doméstico (home work), de forma a evitar a contaminação no ambiente comum compartilhado nas sedes e unidades da empresa.

Não é difícil intuir, que o processo de trabalho em casa (home work), que já existe, passará por uma experiência, que já jamais teve antes, em termos de volume.

Agindo agora pela pressão dos riscos de contaminação do coronavírus, as empresas arriscarão muito mais, para experimentar esse tipo de relação com o trabalhador, controlado à distância por resultados e metas, muitas vezes feitos por instrumentos usados pela própria tecnologia, com uso de vários tipos de software de gerenciamento, Big Data e Inteligência Artificial (AI).

Essa experiência gerará uma avaliação em termos de resultados e custos jamais visto. Menores despesas com luz, água, café, papel, espaços, apoio para transportes, etc., certamente, tenderá a ampliar, e muito, o uso deste meio de contratação e trabalho, em relação ao que se tinha antes.

Enfim, observando os fatos, os agentes e os processos daí decorrentes, é possível sair apenas da notícia nova, fragmentadas e em volume explosivo e paralisante, para interpretações mais totalizantes e potentes, não apenas sobre leituras conjunturais, mas sobre a relação destes fenômenos com a estrutura do sistema. Voltarei ao tema.


Referência:
[1] Postagem no blog em 6 de fevereiro de 2020. Cadeias de Valor Global (CVG) ficam evidentes e expostas com o coronavírus. Disponível em: https://www.robertomoraes.com.br/2020/02/cadeias-de-valor-global-cvg-ficam.html

[2] Matéria do Valor em 3 de março de 2020, P. C2. Ações de saúde se destacam em meio à turbulência. Disponível em: https://valor.globo.com/financas/noticia/2020/03/03/acoes-de-saude-se-destacam-em-meio-a-turbulencia.ghtml

[3] PESSANHA, Roberto Moraes. A ´indústria´ dos fundos financeiros: potência, estratégias e mobilidade no capitalismo contemporâneo. Editora Consequência, 2029. Rio de Janeiro. 

Nenhum comentário: