segunda-feira, novembro 17, 2008

Memórias do Cefet

Em 23 de setembro de 2009, o Cefet completaráo seu centenário. Desde, esta data, agora em 2008 foi lançada uma série de eventos que marcarão estes doze meses de comemoração pela passage desta marca. Uma destas inciativas foi a organização de uma exposição de fotos organizada pelo professor Leonardo Vasconcelos.
Para hoje, o blog escolheu esta foto que mostra o período final da construção que precedeu a mudança do prédio onde havia funcionado por 58 anos, na rua Formosa, onde antes havia funcionado a estrada de Ferro Campos-São Sebastião, que em 1909 foi usado pela Escolas de Aprendizes e Artífices, que deu início às atividades do Cefet(e hoje funciona a Faculdade de Dureito de Campos).
Na foto acima, o prédio da atual sede de Cefet, na rua Dr. Siqueira, no ano de 1967. É possível ver que na época o bairro estava pouco urbanizado e de certa forma, a presença da então Escola Técnica Federal de Campos contribuiu para a urbanização de toda aquela área e do bairro do parque Tamandaré e Dom Bosco. A imagem, segundo Leonardo coincide com o período entre o final das obras em 1967 e o início efetivo das atividades letivas em 1968.
Ainda em 1970, três anos depois de quando a foto foi feita, este blogueiro começava ali os seus estudos do Ginásio Industrial, em meio aos muros ainda inacabados, às ruas de buraco e barro. Onde é atualmente a sede da prefeitura, funcionava o campo de futebol do União do Queimado, área de grandes disputas esportivas da molecada ainda na faixa dos 11 e 12 anos. Tempo bom!!!
PS.: Para ver a imagem em tamanho maior clique sobre ela.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amigos do Blog:

Tenho orgulho de ter estudado na antiga Escola Técnica Federal de Campos e hoje, atuando como professor estadual e municipal ter o previlégio de retornar 14 anos depois ao quadro de alunos do CEFET para cursar uma pós graduação.

O CEFET é fruto de muito empenho e trabalho dos abnegados da educação de nossa terra. Pessoas sérias e visionárias que o transformaram num centro de excelência da educação nacional.

O prof. Roberto Moraes é um dos abnegados que deram suor e sangue para que o CEFET viesse a brilhar como hoje tem brilhado.

Abraços a todos.

Anônimo disse...

Professor Roberto, bela época áquela,sinto saudades desse tempo, eu fazia parte dessa molecada no campo do União do Queimado(Antigo Aliança,um dos grandes da época,segundo meu pai).
Nesse ano professor,que você começava na Escola Técnica Federal,eu começava no LICEU de HUMANIDADES de Campos,depois de ter tentado admissão para a ETFC e não ter conseguido.
Um Abraço!!

Anônimo disse...

Também tenho saudades e muitas recordações daquela época da Escola Técnica Federal de Campos e das acirradas PELADAS no saudoso campo de futebol do QUEIMADO. Quanta saudades daquelas "tardes fagueiras". Saudades dos amigos que já se foram e tantos outros que "perderam-se na vida"!