terça-feira, abril 06, 2010

Leitora faz reclamação sobre a Saúde em Campos

Por e-mail o blog recebeu a reclamação com o pedido de reserva da identidade: "Prezado professor Roberto sou aluna do IFF conheço seu trabalho de perto, acompanho diariamente seu blog, entre outros para obter mais informações sobre Campos. Principalmente aquelas que não são colocadas nos jornais de nossa cidade. Gostaria de utilizar este espaço para abrir novamente a discussão a respeito da saúde em nossa cidade. Primeiramente gostaria de entender quais são os critérios para a marcação de consulta pelo SUS e pela CONSULTA SOCIAL. Qual a validade das consultas e exames do "SOCIAL" uma vez que utilizam os recursos públicos....? Pela experiência que minha família tem vivido junto a um familiar doente que não possui plano de saúde.Observo que: Os hospitais liberam um número de vagas semanais para marcação de consultas. Para conseguir estas é necessário "dormir" na fila. Porém diariamente há vagas no mesmo hospital para marcação de consultas e exames diversos. Ou seja, somente se o individuo pode pagar ele pode fazer o exame ou a consulta imediatamente ou com tempo razoável. Os demais terão que aguardar um bom tempo. A discriminação é tão absurda que até mesmo portaria do hospital para a marcação de consultas pelo Social é mais agradável e limpa. A portaria do SUS é extremamente.....não vejo outro termo a não ser um caminho de humilhação....pois é sujo, desagradável o ambiente é muito feio. Será que as pessoas são diferentes por questões sociais e merecem este tratamento diferenciado?? Em pleno 2010........Não dá para ser indiferente a tal situação..... da minha cidade aqui nasci...ao estar naquele hospital prestando solidariedade ao meu familiar agilizando a marcação de sua consulta. Deparei-me com uma realidade que a rotina da minha vida de modo particular não me permitia enxergar. Naquela fila ouvindo um... ouvindo outro.....uns reclamam outros já se acostumaram e até acham bom ou razoável..... aquela forma de conseguir seus direitos. Direitos estes que já foram conquistados, entretanto não é realidade ainda, não é concreto. O que podemos fazer professor para colaborar como este povo que sofre? Que não tem acesso a saúde? Aos seus direitos? Gostaria que o senhor na sua posição de comunicador campista, atuante na luta contra a corrupção e formador utilizasse o espaço do seu blog para isto também. Não gostaria de me identificar. Desde já agradeço a sua contribuição e trabalho!!!"

3 comentários:

Anônimo disse...

O texto parece que foi escrito, infelizmente, 1987: época que o município não contava com os ROYALTIES.

Isso sendo em 2010 ainda relatado é um absurdo.



Vamos lutar pelos royalties...

carlos roberto coitinho disse...

EU POR EXEMPLO QUE NAO TENHO PLANO DE SAUDE E DEPENDO(PRINCIPALMENTE DO HGG)SEI BEM MUITO O QUE HUMILHAÇAO E DESCASO.O APARELHO PARA EXAME ERGOMETRICO(TESTE EM ESTEIRA),TA QUEBRADO,AS CONSULTAS TENHO QUE IR DE MADRUGADA.ONTEM 06/04 FUI TENTAR FAZER UMA RAIO X NO PULSO,JA QUE ESTOU SENTINDO DORES,E ME INFORMARAM QUE NO DISPOE DE ORTOPEDISTA DE PLANTAO...O QUE ME DA MAIOR INDIGNAÇAO E VER O SEC. DE SAUDE DIZER QUE A SUDE ESTA MARAVILHOSA,QUE FORAM IMPLANTADAS MAIS DE 18 PONTOS PARA MARCAÇAO DE CONSULTAS DESDE OUTUBRO DE 2009,A TAL "GESTAO PLENA DE SAUDE",PRA MIM SO BLA,BLA,BLA...

carlos roberto coitinho 57 anos
j.carioca

Anônimo disse...

Até quando vamos ter que suportar o descaso na saúde em Campos? por onde ando só tem reclamações. Como podemos gritar SOCORRO para a prefeita? Por que ela não se posiciona?