sábado, novembro 27, 2010

"Petição 10 Sentença 10"

Esta é para os amigos advogados. A Justiça do Rio Grande do Sul lançou um projeto visando incentiva advogados, juízes e promotores a escrever pouco. O objetivo é qu as petições e decisões não ultrapassem o limite de 10 páginas. Eles dizem que não querem impor, mas convencer, por adesão, os "operadores de direito a terem mais objetividade nas peças jurídicas" que teriam se alongado com as facilidades da informática e a famosa prática do "corta e cola" que teria levado à massificação dos modelos prontos de petições e infinidade de citações de jurisprudência". Segundo a matéria do jornal Valor Econômico, o dia a dia forense se vê peças de 20 a 40 páginas e alguns casos de até 80 folhas quando na maioria dos casos o importante estaria entre três ou quatro parágrafos.

2 comentários:

Anônimo disse...

ISSO QUE EU CHAMO DE PREGUIÇA! JUIZES GAMHAM PARA ISSO, LER PETIÇÕES E OPERADORES DE DIREITO TEM DIREWITO DE FAZER DEFERSA QUE QUISEREM, EM UMA LINHA OU CINQUENTA LAUDAS!O QUE PENSO ESTAR QUERENDO DIZER COM ISSO É QUE JULGARÃO TTO FAZ UMA LIONHA DEZ FLS. JIULGARÃO COM SENTENÇA COPIA E COLA!

Anônimo disse...

Caro Roberto,

Eu sou a favor da objetividade, mas as jurisprudências são necessárias e não há outra forma de fazer senão copiando e colando ou então transcrevendo através de digitação.
Agora o que as pessoas devem saber que inúmeras sentenças vem erradas por serem modelos, que os juízes copiam e colam. Agora...como pode uma sentença que deveria mirar no caso concreto ser copiada e colada de um modelo padrão. Isso é que me assusta, saber que além de nem se darem ao trabalho de redigir uma sentença, ainda querem não se dar ao trabalho de ler o que se expõe. Daqui a pouco vao querer que se faça um resumo de algumas linhas e que se assine, vc acha que isso garante alguma ampla defesa ? vc ficaria tranquilo se seu direito fosse defendido dessa forma ? eu acho que nao!