quinta-feira, novembro 18, 2010

A Folha da Manhã mente sobre o trabalho do IFF em SJB

O jornal Folha da Manhã através de sua página na internet, mais uma vez dá espaço ao André Lacerda, que movido por interesses outros, tenta ofender o trabalho que o IFF desenvolve no município de São João da Barra, sempre em parceria com a prefeitura local desde 2002. (Veja aqui a matéria e, compreenda os seus porquês no restante desta nota) Assim, a Folha da Manhã repete as agressões e inverdades, que frequentemente traz à tona, na sanha que passou a mover contra a centenária instituição, de forma indireta, com o objetivo também de usar outros mecanismos de ameaça a este blog, a quem também aciona na Justiça, em duas ações judiciais pedindo indenizações de 400 salários mínimos, em cada uma, na vã tentativa de atemorizar a Rede de Blogs de Campos que passou a mostrar à nossa sociedade os interesses que movem este jornal. O IFF não dá dinheiro a jornal como eles se acostumaram com a ter com a "boa vontade" da prefeitura, na época de Arnaldo Vianna e de Alexandre Mocaiber. É assim que tentam passar para a sociedade que todos são iguais no trato com o dinheiro público. O IFF se orgulha do trabalho que faz e por isto é reconhecido em nossa sociedade. Sobre o trabalho do IFF em SJB O IFF neste período de mais de seis anos presentes em São João da Barra, já formou técnicos em Turismo, Informática, Logística Portuária e Segurança do Trabalho, onde mantém uma turma com conclusão prevista para o próximo mês e ofereceu à prefeita do município o projeto arquitetônico para a construção, já licitada, da escola profissionalizante com a perspectiva de ser transformada em campus avançado com custeio assumido pelo Ministério da Educação, através do Instituto Federal Fluminense. Ainda neste 2º semestre, o IFF, através da Pró-Reitora de Ensino e da direção responsável pela Núcleo de SJB e implantação do Campus Avançado naquele município, conseguiu a autorização do MEC, para a viabilização de dois pólos de formação de curso técnico à distância, no Ciep na sede do município e outro no distrito do Açu.
No último dia 8 de novembro a Reitora do IFF, professora Cibele Daher Botelho Monteiro, acompanhada do diretor do Núcleo de SJB, professor Roberto José, em reunião com a prefeita Carla Machado e o secretário de Educação, Antônio Neves, acertaram a ampliação das atividades, que não esperarão a conclusão das obras do campus na BR-356, na entrada da cidade.
Em instalações provisórias que estarão montadas, de acordo com a prefeitura, até o final de fevereiro de 2011, serão iniciadas três turmas de curso técnico de Eletromecânica e outras três de Metalurgia para preparar a população daquela comunidade para ocupar os postos de trabalho que surgirão com o empreendimento do Complexo Logístico-Industrial do Açu, incluindo as duas siderúrgicas.
Por tudo isso, é lamentável que esta empresa de mídia, movida também por descontrole de um de seus donos, não enxergue este auspicioso momento por que passa o município de São João da Barra e toda a região, por conta dos investimentos que tendem a mudar por completo e em todos os sentidos, a dinâmica econômica, social e política da região e use de velhos e desgastados expedientes de pressão e ameaça. A nossa cidade e nossa região precisa de outro tipo de gente, mídia e forma de atuar coletivamente e em prol da sociedade.
Se os interesses fosse o bem comum e a coletividade, o instante era de se estar debruçando sobre as formas de se buscar, ao mesmo tempo, aproveitar as oportunidades e reduzir e limitar as ameaças que um empreendimento do porte do que está sendo estruturado para SJB tendem a trazer para a toda a nossa região.
É mais uma vez oportuno que a nossa comunidade veja com clareza o tipo de jornalismo que faz a Folha da Manhã. É por isso que cada vez mais perdem leitores e muitas e seguidas vezes, até, o bom senso.
Uma mentira como esta, veiculada em espaço provilegiado, em seu sítio, mostra o despreparo na apuração da informação e, ao mesmo tempo, a mistura que se faz de interpretações e inverdades, para tentar atingir outros objetivos, inclusive o de municiar a audiência, em um dos processo citados acima, marcada para os primeiros dias de dezembro. Nossa região merece mais!

11 comentários:

Anônimo disse...

Caro Professor e Eng° Roberto Moraes,
Permita-me fazer uma digressão sobre esse fato :
Num país capitalista, autoritário, machista, racista e brutalmente desigual, como o Brasil, as corporações de mídia cumprem um papel fundamental para a manutenção do sistema.
Enquanto equipamento de controle social, seu objetivo é reduzir a resistência diante de todas essas formas de opressão.
Resistência que geralmente se manifesta através dos movimentos sociais, criminalizados pela mídia corporativa e defendidos pela outra imprensa.
Muitas vezes, os jornalistas que abraçam a mídia grande não se dão conta deste processo.
Como cada vez mais, a pauta chega pronta – desde quem pode ser ouvido até o que o ouvido deve dizer, passando pelo fato não desprezível da criteriosa escolha de quem é o "outro lado" autorizado a ser ouvido – e esses jornalistas se transformam em autômatos.
Toda a formação acadêmica, sobretudo nas áreas de sociologia, filosofia e semiologia, vai por água abaixo.
Diante desta alienação, voluntária ou não, o resultado é que passam a vida como meros espectadores, incapazes de refletir sobre sua própria profissão e sua missão social.
O máximo que conseguem é levantar a voz contra os jornalistas blogueiros que escolheram caminhos diferentes.

Anônimo disse...

Como sempre vocês tentam modificar o assunto!
Eu li as duas reportagens, e no portal do iff não explicou nada as indagações q o tal andre falou.

Se alguem falar um "oi' para voces, vcs só irao entender oq vcs quiserem, por exemplo "tchau"

Anônimo disse...

Este jornal e a turma de blogueiros que arrumou com algumas execeções estão a serviço dos telhados de vidro já conhecidos na região.

Anônimo disse...

Esqueci de assinar o comentário anterior.

Pedro Carneiro
Turfe Clube

Anônimo disse...

FORA FOLHA MANHÃ
FORA O DIÁRIO
FORA URURAU.COM.BR

FORA MANIPULADORES BARATOS
FORA RADIO DIARIO FM
FORA ARNALDO
FORA ROSINHA
FORA GAROTINHO
FORA NAHIM

FORA EMPREITEIRAS SANGUESSUGAS
FORA DELEGACIA QUE NAO PRENDE NINGUEM
FORA!!!!!!!!!!!!

Pedro Filipe disse...

Prof. Roberto com todo respeito que sempre dispenso a Vossa Senhoria, será que só agora que o seu grupo é a vítima, que você notou a lama editorial daquele periódico ??? Não, porque quando a vítima é outro grupo politico, e que convém aos interesses do seu grupo, a Folha da Mentira passa a ser o veiculo local de mais credibilidade, idoneidade e independência editorial da cidade.
Quando a injustiça é com a gente é muito facil percebe-la, agora louvável é quando a percebemos com outros tb sendo vítima, ainda que contrariando os nossos interesses politicos. Abraço respeitoso de sempre. Pedro Filipe.

Pedro Fernandes disse...

O Sr André Lacerda surgiu no movimento estudantil através do Grêmio do antigo CEFET na gestão UNA-SE eleita em 2004, gestão essa que ficou marcada também pelas manifestações que denunciavam as obras de valores exorbitantes na gestão Arnaldo Vianna, merecendo destaque as 3 passeatas organizadas pela UJS onde se atacou Arnaldo Vianna e seus aliados abrigados por parte da imprensa campista. Este indivíduo tem que explicar quais interesses o levaram a defender com unhas e dentes aquele jornal que atacou anos antes. Ele que organizou algumas eleições de caráter duvidoso como aquelas para tiragem de delegados ao congresso da UNE onde chegava em algumas universidades promovendo churrascada totalmente grátis nas vésperas das eleições, não tem moral alguma para falar em eleições limpas.

Anônimo disse...

Acho que estão fazendo muito sensacionalismo com a folha da manha, gosto as matérias e de todos os jornais de campos se mantém mais neutro.

Roberto Moraes disse...

Caro Pedro Felipe,

As posições que defendo hoje já defendia antes.

É claro, e você já percebeu como o jornal vai usando as pessoas. Desta forma, quando lhe convinha abrias espaço para outras ideias, assim, o governante de plantão, era generoso nas "verbas plubicitárias".

Assim era o jogo. Nunca escrevi o que não acreditava, pelo contrário, depois de alguns anos como articulista comecei a ser censurado, textos cortados e no final não publicaod sem uma desculpa sequer.

O que não esperavam era o sucesso que o blog, depois a Rede Blog viria a ter, onde as ideias e opiniões que se ttem não precisa de espaço, onde elas, eram usadas, conforme a necessidade de caixa do órgão de midia.

A questão é clara até pela sequência ou cronologia dos fatos.

O blog surge e vai ganhando audiência paulatinamente. A publicação dos artigos no jornal é censurada. A Rede Blog vai surgindo estimulada por este e outros blogs. A Rede começa a contestar que o jornal não publica e deturpa outros fatos. Cada vez mais a Rede começa a se colocar como mais democrática e mesmo mais informativa que o jornal.

O jornal processa este blogueiro em três processos em que questiona apenas um comentário de opinião em uma nota do blog. Ameaça ao pedir indenização total de 1,2 mil salários mínimos tentanto intimidar eparlisar este e outros blogs da Rede de Campos.

Não conseguindo resultados e com o jornal perdendo leitores e assinantes, o mesmo ajuda a fomentar um rompimento de uma gestão bem sucedida no Cefet/IFF. Encontra espaço em oportunistas que se aliam.

Passam a usar o espaço do jornal e do site para mentir contra a gestão do IFF, que a despeito disto, cresce, debate seus problemas e avança, inclusive para São João da Barra.

Com a proximidade da audiência para julgamento de um dos processos contra o blogueiro (06 de dezembro) o jornal, ao seu estilo, vlta a inventar fatos.

Veja você até ode vai o descabimento: com tudo que está sendo anunciado como possibilidades de implantação em SJB, a simples nomeação de alguém para acompanhar este processo e cuidar de ampliar as relações que já datam de 2003 com o município e com negociações e avanço para um prédio próprio, dois núcleos de Educação à Distância (EaD) para formação de técnicos, além de um acordo para início de seis turmas de técnicos em metalurgia e eletromecânica, deveriam ser parabenizados, mas está sendo questionado.

Os fatos estão aí. Observando a cronologia você e outros leitores podem tirar a suas conclusões.

Sds.

Anônimo disse...

o anonimo das 10:51 leu o que? algum períodico do tipo "terceiro mundo" com frases feitas para revolucionários engomadinhos e/ou revoltadinhos? vai estudar, rapaz, e aprender a verdade das coisas. garanto que você nunca leu que Num país socialista, autoritário, machista, racista e brutalmente desigual, como a união soviética (como cuba, como albânia, como china), a mídia cumpre um papel fundamental para a manutenção do sistema.

Como se vê, mais um analfabetinho que nem marx, nem lênin, nem aquela coleção de biografia de economistas que vez por outra aparece nas bancas, leu. Um, digamos, revolucionário de "caros amigos".

Anônimo disse...

A Follha é a Veja de Campos!
Não leia!
Faz mal pra saúde mental!