sexta-feira, novembro 19, 2010

Folha da Manhã perde ação contra blog

A ação é mais uma comprovação da pressão e do amedrontamento que ojornal Folha da Manhã tenta fazer contra os blogs que não são de coleira. Assim, o blogueiro Cláudio Andrade deu divulgação hoje, em seu espaço, a ação judicial que ganhou do decadente jornal. Aqui um trecho da decisão do juiz: "É lição de Direito Civil que, na responsabilidade civil, deverão estar presentes três elementos: a ofensa a uma norma preexistente ou erro de conduta, um dano e o nexo causal entre uma e outra... ...Na hipótese vertente verifica-se que a página criada pelo réu teve o simples intuito de expor o descontentamento do réu com o teor do jornal ´Folha da Manhã´. Não houve qualquer ofensa à imagem ou honra objetiva da autora... ...É imperioso ressaltar que além de não ter havido qualquer afronta à honra objetiva da parte autora, a página na internet não teve qualquer caráter sensacionalista, nem na sua´chamada´, nem em seu conteúdo. Sua intenção precípua foi demonstrar sua irresignação com o conteúdo do jornal. Causa até perplexidade a presente demanda, quando se verifica que os meios de comunicação são useiros e vezeiros em argüir veementemente a liberdade constitucional para afastar seu dever de indenizar quando figuram como réus. Desta forma, conclui-se não ter ocorrido qualquer ato ilícito praticado pelo réu, tampouco qualquer dano capaz de ensejar a reparação pretendida, motivo pelo qual a improcedência do pedido se impõe. III - DISPOSITIVO Pelo exposto, JULGO IMPROCEDENTE O PEDIDO, condenando o autor ao pagamento das despesas processuais e honorários advocatícios que fixo em R$1.000,00 (mil reais)." Se você desejar saber mais sobre a ação e sobre a decisão do Meritíssimo Juiz, leia a nota na íntegra aqui no blog do advogado Cláudio Andrade. Outros blogueiros da cidade, além deste, e do Cláudio, estão sendo processado por esta empresa. Assim, como já disse este blogueiro em notas abaixo, a Folha da Manhã quer calar todos que que lhe desmascaram o negócio da intermediação da informação. Viva a Rede Blog e sigamos em frente!

7 comentários:

Clube de Leitura Alexander Seggie disse...

Roberto, é sempre interessante a luta de Davi contra Golias. Você usou a funda com direito e vontade e o golpe foi certeiro.
Abraço

Roberto Moraes disse...

Olá Flávio,

Esta luta é a de todo dia, de peito aberto, junto com os de boa vontade e fé, não o que temer e muito menos recuar.

Campos precisa da independência destes que são os sorvedouros do dinheiro do povo.

Grande abraço.

Josimar disse...

Esse jornal é o mesmo que vive movendo ações na justiça contra os blogueiros que falam verdades contra o mesmo? O mesmo jornal que garantiu que Rosinha seria julgada essa semana? Segundo uma fonte superconfiável do Vereador Marcos Barcelar.e não foi. Falta de respeito e credibilidade.
O que vale para eles não vale para os outros. Quanta incoerência!!!!
Pelo menos serve para embrulhar peixe podre.

Anônimo disse...

Parabéns Professor, pela vitória na justiça, não só você mas toda os leitores do seu blog ganharam com isso!!!

Roberto Torres disse...

Parabens Roberto. Sua vitória serve de entusiasmo para todos nós.

Anônimo disse...

A folha da manha perdeu açao tambem para GAROTINHO? ou e o mesmo processo.Gostaria de saber sobre essa materia.Obrigado.

Anônimo disse...

A Folha está sem credibilidade alguma, assim como o Diário, nos lemos, comparamos as notícias e viemos aqui no seu blog, ver o que é realmente verdade!
Quem tem credibilidade é você!