sábado, outubro 29, 2011

Câncer de Lula deixa brasileiros preocupados

A informação no final da manhã de que o ex-presidente Lula tem um câncer de laringe e que será submetido a quimioterapia a partir de segunda-feira, mexeu com o final de semana dos brasileiros. Os primeiros prognósticos são bons, mas, as notícias são ainda superficiais. PS.: Atualizado às 15:32 e 15:46: Recado de agradecimento de Lula aos blogueiros e internautas pela passagem do seu aniversário de 66 anos nesta semana. Atualizado às 16:06: Informações da Globo Online.

"O amigo e ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse que Lula reclamou na última segunda-feira que estava sentindo algum problema na garganta, mas resistia a ir ao médico.

"Ele reclamou da garganta na segunda, lá em Manaus, mas disse aquilo que sempre falava na época do Alencar (ex-vice-presidente José Alencar), que não gostava de fazer revisão porque sempre acham alguma coisa na gente", contou Carvalho.

O presidente do Instituto Cidadania, Paulo Okamoto, um dos amigos mais próximos do ex-presidente, disse neste sábado que Lula vinha reclamando além do comum de uma rouquidão.

- A gente vinha percebendo que a rouquidão dele (Lula) vinha aumentando, e ele mesmo estava reclamando disso - disse Okamoto.

Parentes do ex-presidente estavam surpresos, assim como amigos que participaram das comemorações do aniversário 66 anos de Lula na última quinta-feira, em São Bernardo do Campo.

- Estive no aniversário dele (Lula) na quinta-feira, e ele estava ótimo, falante e rindo muito - revelou o ex-deputado petista Sigmaringa Seixas, um dos amigos mais próximos do ex-presidente.

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), contou que durante a festa Lula estava animado, brincalhão e se comportou normalmente bebendo e comemorando com os amigos.

- Temos poucas informações até agora. Conversei com filho dele, o Sandro, e a primeira informação é que é de pouca gravidade."

Atualizado às 16:12: Infográfico do Terra sobre o câncer de laringe em Lula;

6 comentários:

Prof. Isaac Abdalla disse...

Professor Roberto,

Sei que Lula é o responsável por grandes articulações e mudanças que tornaram possível o ambiente político e a realidade de então, mas afirmar que "Câncer de lula deixa brasileiros preocupados" é um tanto exagerado.

Agora, como sempre, haverá a eclosão de grandes "Lula fan boys" e "Lula fan Girls", mesmo entre aqueles que jamais se posicionaram à favor do mesmo, todos, querendo um lugar ao "Lula" Sol.

É o ortgeist social fazendo-se presente.

Roberto Moraes disse...

Caro Isaac,

Você acompanha este blog há tempo, sabe que ele é um espaço de opinião, do blogueiro e dos que aqui comentam.

É evidente que o título da nota está nesta categoria.

Pensei antes de postá-la, porque, presumi que alguns pudessem questioná-la como é seu direto de fazê-lo.

Por isto, ouvi e li sobre depoimentos de mais pessoas e, assim, formei a opinião que expressei no título da nota, que não traz embutido, um juízo de valor sobre o ex-presidente, sobre seu governo, e sobre a sua importância no cenário da política nacional, goste ou não algumas pessoas, mas, pela grand emaioria das opiniões que ouvi e li, eram de preocupação, e isto, me fez, decidir pelo título e pela nota.

Isto, não permite eu dizer que os que discordam é porque são anti-lulistas, ou anti-petistas, mas, que, apenas discordam que esta preocupação não seja dos brasileiros, pela maioria, e nunca pela totalidade.

O que vale é a opinião de cada um de nós, sendo o blogueiro ou comentarista.

Uma doença grave, ou mesmo a morte, não torna ninguém melhor ou pior que antes, isto é parte de nossas vidas, que vale pelo que construímos em vida, seja isto algo palpável, verificável, ou apenas, posições diante do emaranhado complexo que é a vida.

Abs.

Abs.

Prof. Isaac Abdalla disse...

Professor Roberto,

Concordo com suas colocações sobre a postagem e ratifico que Lula é uma das grandes personalidades políticas de nosso país. Isto é inquestionável.

Sei que a vida, este "sopro" que nos é dado e que necessitamos para desempenhar nossos papéis é algo tremendamente frágil, mas em se tratando do fato citado, creio que o mesmo reflete que apesar de possuirmos funções diversas, por maiores que sejam, estamos sujeitos aos "agentes" que regulam nossa tênue passagem por este plano.

Na verdade, creio que por tudo que o Lula representa ao país, seu quadro de saúde anunciado causa verdadeiramente, uma condição impactante a todos diante da doença anunciada, mas acredito que apesar do fato noticiado, abre-se espaço para que agora, isso seja usado de forma "promocional" por aqueles que fazem a política da forma mais degradante possível e sem sombra de dúvidas, isto é abominável.

Abs.

Anônimo disse...

Atenção Internautas!

Leiam agora o Blog Reflexões da Giana. Ela faz um trabalho brilhante de investigação e análise sobre o ocorrido com o blogueiro Noel JR. Ela está desmascarando toda essa situação que está muito mal explicada. E olhe que Giana chegou a defende-lo inicialmente. Trabalhar com seriedade é isso aí.Vale a pena conferir. Parabéns Giana!

Anônimo disse...

Talvez seja mais fácil para lula passar por essa situação difícil. Pois ele acha que estar no céu ou não é uma questão financeira e de qualidade de vida.

Anônimo disse...

NEM PASSANDO POR MOMENTO DIFICIL DE SÁUDE OS COMENTARIOS SOBRE O EX PRESIDENTE NÃO DEIXARÁ DE EXISTIR, SEJA ELE A FAVOR OU CONTRA, MAS VALE RESSALTAR QUE TENHAMOS ETICA COM A VIDA ALHEIA, E SAIBAMOS RESPEITAR O MOMENTO QUE ESTÁ PASSANDO INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA, O RESPEITO TEM QUE FAZER PARTE DO SER HUMANO DIGNO, NÃO QUEIRAMOS NUNCA RECEBER UMA NOTICIA DE QUE TEMOS UM TUMOR MALIGNO, NÃO QUEIRAMOS TAMBÉM PASSAR PELO QUE ELE E MUITOS ANONIMOS ESTÃO PASSANDO COM SEUS ENTIQUERIDOS ENTÃO O RESPEITO PELO PROXIMO E POR LULA TEM QUE SER RESPEITADO, NÃO QUEIRA NUNCA SENTIR A DOR DE SABER QUE ESTÁ COM UMA DOENÇA INGRATA, O QUE O FAZ DIFERENCIAR DE MUITOS É A FIGURA POPULAR QUE É, NO MAIS TODOS NÓS SOMOS IGUAIS, QUANDO MORREMOS NÃO EXISTE TUMULO DIFERENTE PARA NINGUEM, ISSO NOS MOSTRA QUE POPULAR OU NÃO , RICO OU POBRE O BURACO PARA NÓS É O MESMO.