quarta-feira, outubro 01, 2014

O voto do blog para Deputado Federal

Como os leitores do blog já devem saber a minha viagem atual de complemento de estudos para o Doutorado na UERJ, que estou realizando com base principalmente em Barcelona, na Espanha, irá impedir este blogueiro de votar nas próximas eleições gerais no Brasil, neste próximo Domingo, dia 5 de outubro. No entanto, como é também já tradição deste blog, que tem se pautado pela busca da análise crítica do quadro sócio-político econômico e cultural da nossa região, mas que em nenhum momento posicionou-se de forma "neutra ou apolítica" vou me posicionar aqui com a minha preferência pessoal para a eleição de Deputado Federal em nosso Estado do Rio.  

Faço isso através de uma pequena entrevista com o candidato Chico D´Ângelo, nº 1310, em quem eu certamente votaria para Deputado Federal se estivesse em Campos neste domingo. O Chico é médico, tem 61 anos, nasceu na cidade de Campos* mas tem a sua atuação política principal em Niterói, onde começou sua militância política no Sindicato dos Médicos e foi Secretário de Saúde duas vezes, sendo a última na atual gestão do prefeito Rodrigo Neves, cargo do qual desincompatibilizou-se para tentar ser novamente Deputado Federal, cargo que exerceu de 2006 a 2012. No entanto Chico tem uma profunda ligação com Campos e toda a região Norte-Noroeste fluminense, o que foi amplamente demonstrado na sua atuação como parlamentar, e que, aliado às suas posições políticas, acabam confirmando a escolha do "voto" deste blog. Aliás, não só voto, mas indico a candidatura do Chico D`Ângelo. Mas deixemos que o próprio candidato fale. A entrevista foi feita por email, nesta última semana antes das eleições:

Blog: Chico D`Angelo porque você considera que a sua candidatura também representa e é importante para a região Norte e Noroeste Fluminense?

Chico D`Angelo: Caro Roberto, eu tenho uma profunda ligação pessoal e sentimental com a cidade de Campos dos Goytacazes, pois foi nela que realizei praticamente toda a minha formação escolar e acadêmica: fui aluno do Colégio Eucarístico, depois fui para o Liceu de Humanidade de Campos e finalmente a minha principal formação, que é a de Médico, foi feita na Faculdade de Medicina de Campos. Toda a ã minha conscientização política está viceralmente ligada com a realidade desta região e quando tornei-me Deputado Federal, sempre entendi que tinha que dar um retorno para esta região. Entendo que o papel de um deputado federal é ajudar na construção de políticas públicas para as regiões do seu estado, servir de ponte de diálogo com o Governo Federal, quando este é sensível às políticas sociais que interessam verdadeiramente à elevação de qualidade de vida da nossa população, mas também ser um canal de diálogo firme quanto às solicitações dos movimentos sociais. Entendo que na prática realizei esta plataforma quando fui Deputado, pois, para ficar em alguns exemplos, consegui liberar créditos para os plantadores de cana junto ao Governo federal, viabilizei verbas para o Hospital Álvaro Alvim, consegui uma emenda federal de 800 mil reais para o Instituto Federal Fluminense (antigo CEFET), já efetivada, e, sinceramente, fui decisivo para conseguir a liberação pela União do terreno, de onde hoje está sendo construída toda a extensão do campus da Universidade Federal Fluminense em Campos. Além disso, sempre estive ao lado do Sindipetro-NF para denunciar junto ao próprio governo federal a falta de segurança no trabalho das Plataformas de Petróleo.

Blog: Com base nesta atuação anterior o que o leva a acreditar que um próximo mandato poder ser melhor ainda ? Com uma atuação mais centrada em Niterói. você não poderia "esquecer" a nossa região?

Chico D`Angelo: Roberto, está pergunta é na verdade uma espécie de "cobrança" mas com muita calma e firmeza já posso afirmar que só o fato de estar me comprometendo com esse tipo de política via o seu BLOG já é um sinal indiscutível de que faço parte daqueles que acreditam que um nova política é possível para Campos e região. Porque o seu Blog sempre defendeu que temos a possibilidade de construir um modelo de desenvolvimento regional, totalmente inclusivo, democrático e que coloque a privilegie totalmente a construção de políticas públicas verdadeiramente baseadas na participação social direta da população. È uma luta política difícil pois enfrentamos há anos o desperdício do dinheiro publico sem precedentes, a repetição de esquemas clientelísticos e baseados na corrupção e na "compra" de votos. Podemos mudar esta política e meu papel enquanto Deputado Federal será o de contribuir efetivamente para, através da mobilização popular, mudarmos a política em nossa região. Neste sentido tem sido a atuação do seu blog e está tem sido também a atuação do vereador Marcão, uma grande novidade do PT de Campos nas últimas eleições e que abraçou com toda a força a minha candidatura, o que me dá ainda mais certeza que o meu próximo mandato, será o melhor de todos!

Blog: Por fim Chico D`Ângelo como você a possibilidade da eleição da presidente DILMA ?
Chico D`Angelo: Querido Roberto se você me permite um certo exagero eu vejo com mais entusiasmo que a minha própria candidatura! Como ela própria diz a candidatura dela representa a possibilidade de mais desenvolvimento, mais inclusão social e mais democracia! E mais importante, sem dúvida alguma e nesta hora temos que examinar nossas consciências, representa o caminho para o Brasil não voltar atrás!! É a possibilidade de construção de um ciclo de grandes reformas que o Brasil precisa, como a implementação do Plano Nacional de Educação – que pretendo acompanhar de perto – e a reforma política, que faça com que os brasileiros entendam que a verdadeira política é a luta pela realização dos nossos sonhos, mas um sonho de todos nós, num mundo onde o dia-a-dia seja a busca dos nossos amores e não uma simples luta pela sobrevivência sempre ameaçada pela violência e pela opressão. Lembro, na minha juventude em Campos da alegria de comer um pedaço de "Romeu e Julieta" ou seja, o queijo tipo "minas" e a nossa velha goiabada "cascão" e lembro isso não com saudosismo, lembro com a certeza que fazer política para nós devia nos dar a mesma sensação de alegria, É nisso que eu acredito e é assim que agradeço ao seu BLOG e peço o voto dos seu leitores para deputado federal neste domingo!

PS.: Atualizado às 03:40: * Para corrigir a informação equivocada que demos que Chico D`Angelo nasceu no Rio, quando sabemos que Chico nasceu em Campos estudou no Liceu e se formou médico na Faculdade de Medicina de Campos. Pedimos desculpas.

5 comentários:

Ivanete Lobato disse...

Roberto,mesmo fora do país a sua dedicação a boa causa!
Sua opinião é sempre valiosa,isso facilita escolher em quem votar nestas eleições para deputado federal!

NÁDIA disse...

COM CERTEZA!!!! O MEU VOTO E 1310!!! CHICO D'ANGELO MAIS UMA VEZ. E A TORCIDA AQUI E GRANDE. VAMOS VOTAR NO DOMINGO - DILMA 13 COM CERTEZA!!! ABRAÇO ROBERTO, NÁDIA PRATES.

Roberto Moraes disse...

Obrigado e abraços Nadinha e Ivanete. Vamos de Dilma e Chico.

Abs.

Anônimo disse...

Excelente candidato ! Irmão, do brilhante, professor, Luciano D"angelo, do qual tive o prazer de ser aluno no antigo Cefet.

O que é bom, merece torná-lo público.
Assim como o que é ruim também, tem que torná-lo público. Faz parte da democracia, principalmente quando se trata de mulher, ou,homem público.

Anônimo disse...

Excelente Candidato. O que mata é o partido dele "PT"RALHAS. Essa parceria do PT com o PMDB tem acabado cada vez mais com PT. O PMDB tem acabado com a Petrobras da qual eu preciso para trabalhar.

Meu voto para federal é 2222.
Governador 22.
Senadora 901.
Presidente 40.
Estadual Branco.