segunda-feira, novembro 10, 2014

As gigantes americanas "e-corporacion" fazem "engenharia fiscal" e só pagaram 17 milhões de euros em 2013 na Espanha

A acusação que sofrem no Brasil e em boa parte do mundo agora também vem à tona na Espanha. As oito empresas americanas do setor de tecnologia, Apple, Yahoo, Google, Microsoft, Facebook, Amazon, ebay, Twiter pagaram no ano passado (2013), apenas, 17 milhões de euros (cerca de R$ 55 milhões) ao fisco espanhol.

Em matéria de duas páginas o jornal espanhol El Pais, trouxe nesta segunda uma matéria ampla sobre o caso. As filiais espanholas destas empresas de tecnologia americanas, segundo a matéria, mais um ano (exercício) escapou do fisco.

O caso é que as empresas desenharam estratégias societárias, assessoradas por especialistas em questões fiscais internacionais que permitem reduzir legalmente estas tributações. Assim, essas corporações operam principalmente como intermediárias de outras instaladas na Irlanda, Luxemburgo, Suíça e Holanda.

Ainda segundo a reportagem a Microsoft é a que mais paga, mas um valor ainda muito inferior ao que deveria pagar, se não usasse esse esquema da instalação oficial na Irlanda. Comenta também que Steven Jobs da Apple, mais que um visionário como criador de aparatos tecnológicos, em 1980 teria sido quem arquitetou esta "estratégia fiscal pioneira", usando o regime irlandês com sociedades com pessoas residentes neste país do Reino Unido.

O caso poderia servir para também reacender junto à Receita Federal, a situação dessas empresas no Brasil. Especialmente a Google que hoje fatura um dinheirão em propaganda, a ponto de espantar a Globo, paga muito pouco de imposto também nosso país.

Quem quiser ver a matéria na íntegra clique aqui. Abaixo o blog publica uma tabela elaborada pela reportagem, a partir de informações das próprias empresas.

Antes de fechar é bom lembrar que o termo "engenharia fiscal" trata-se de um eufemismo para o que a própria matéria chama de "elisão e evasão fiscal". O que não é muito diferente da corrupção, quando especialistas do direito são contratados para descobrir as famosas "brechas da lei".




Um comentário:

Anônimo disse...

Ninguém gosta de pagar impostos...
Mas não há sociedade possível sem eles, que são certos como a morte.

Vistos de perto todos nós, em algum momento, engendramos uma maneira de pagar menos, seja de modo legal ou não.

O pior de tudo é que quanto mais pobre, seja pessoa física ou jurídica, pagam-se mais. O sistema está de ponta cabeça.

É uma generalização e não pode ser tomado como regra, mas também não está divorciado da realidade: rico não paga imposto.