quinta-feira, novembro 06, 2014

A economia global, a logística dos fluxos de cargas e os portos de Antuérpia e Roterdã

As negociações sobre a economia global e as articulações sobre a logística dos fluxos de cargas prosseguem com um papel cada vez mais destacado da China neste processo.

Hoje, aqui na Antuérpia, Bélgica, o jornal local "Gazett Van Antuerpen" na página 12, mostra o presidente chinês Xi Jinping falando dos planos de investimentos em infraestrutura de transporte ligando, pela via ferroviária, a China à Eupora, através de Roterdã, na Holanda e Veneza, na Itália, com passagem por Moscou na Rússia e outras repúblicas do leste europeu. (Veja foto ao lado. Se desejar ver em tamanho maior clique sobre a imagem) 

Assim, Xi Jiping repete na Europa o que fez em julho, no Brasil e na América do Sul, quando lançou o Banco dos Brics e anunciou relação e investimentos em infraestrutura com os países do Mercosul.

O mapa é muito significativo dos novos alinhamentos na linha Eurásia que não se pode deixar de analisar com maior profundidade.

Aqui na Antuérpia, Bélgica, assim como em Roterdã, eu tive a oportunidades nestes três dias de conhecer a realidade do entorno do porto e visitar uma boa parte da área portuária, terminais de cargas, e a imensa zona industrial-portuária (ZIP). 

Na foto ao lado, o blogueiro no prédio da Autoridade Portuária do Porto de Antuérpia, onde teve acesso às informações mais recentes sobre o projeto do sistema portuário que é o segundo maior da Europa, logo atrás de Roterdã.

Além da logística com as ligações de diferentes modais de transporte, o Porto de Antuérpia, possui um imenso complexo industrial em área contígua ao porto que, como Roterdã tem saída para o mar, mas é fluvial, no caso belga, no Rio Escalda.

Além de um imenso complexo de industrias químicas e petroquímicas, o setor metalúrgico e agroindustrial utiliza o porto como base de escoamento da produção.

Interessante observar que o acesso a área portuária é aberta e por ela circulam muitos carros de trabalhadores e visitantes que por ele acessam várias autovias que acessam as avenidas e ruas internas. Há algumas delas com seis pistas. As modais ferroviárias são várias. Cheguei a contar dez em paralelo num determinado trecho. O acesso às indústrias é que é controlado.
A disputa concorrencial com Roterdã e Hamburgo é evidente e dá evidências como o ocidente europeu se movimenta em sua região norte. Há sempre muito a se conhecer sobre esta realidade atual em profunda mudança. Roterdã está a cerca de 100 km de distância de Antuérpia e pouco mais de 200 km de Hamburgo.

Há várias conexões modais ligando estes sistemas de logística que dá vazão às estruturas de produção, especialmente, alemã. A ameaça da China com seus baixos custos de produção é sempre grande e preocupante.

Ao se falar sobre o Brasil, e sua potencialidade ligada sobretudo à área de petróleo, de infraestrutura e de logística a atenção é sempre grande.

Mais adiante, darei mais detalhes sobre o porto de Antuérpia, sua ligação com a América do Sul e interesses no fluxos de cargas global com o Brasil.

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