terça-feira, novembro 25, 2014

Novo Atlas do Desenvolvimento Humano - IDH: Campos melhora, mas ainda fica abaixo da média brasileira

Foi divulgado agora pela manhã, o novo Atlas do Desenvolvimento Humano dos municípios e regiões do Brasil. O Atlas é, uma plataforma de consulta ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 5.565 municípios brasileiros, 27 Unidades da Federação (UF), 20 Regiões Metropolitanas (RM) e suas respectivas Unidades de Desenvolvimento Humano (UDH).

A tabulação do IDH é do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Fundação João Pinheiro.

O município de Campos dos Goytacazes como a maioria dos municípios do Brasil e, especialmente do interior em relação aos das capitais, tiveram crescimento no IDHM, ou o Índice de Desenvolvimento Humano Médio.

O IDHM de Campos vem evoluindo. Segundo a pesquisa passou de 0,618 em 2000, para 0,716 em 2010, com uma taxa de crescimento de 15,86%. Ainda assim, o IDHM do município de Campos dos Goytacazes ficou abaixo do IDHM das cidades brasileiras que ficou 0,727.

Como se sabe o IDH trabalha com três principais dimensões: educação, longevidade e renda. No caso de Campos, a dimensão que mais contribui para o IDHM do município foi a Longevidade, com índice de 0,830, seguida de Renda, com índice de 0,715, e por último a Educação, que teve o menor índice com 0,619, puxando a média para baixo.

Campos dos Goytacazes passou assim a ocupar a 1427ª posição entre os 5.565 municípios brasileiros segundo o IDHM. Nesse ranking, o maior IDHM é 0,862 (São Caetano do Sul) e o menor é 0,418 (Melgaço).

Abaixo o gráfico da evolução do IDHM de Campos. Para ver em detalhes a análise da evolução das três dimensões (longevidade, renda e educação) do IDHM de Campos, comparada a outros municípios clique aqui.



























PS.: Atualizado às 11:20: Alterando título e acrescendo informações ao primeiro e segundo parágrafos.

Atualizado às 11:44: Para inclusão de algumas outras informações sobre Campos dos Goytacazes no Atlas do IDH 2010.

Veja abaixo na dimensão Educação que foi a que Campos ainda está em pior situação das três que são apuradas pelo IDH como a situação do município é inferior à da realidade estadual e também da realidade da média nacional. O gráfico é bem claro para as diversas faixas.

Outro dado interessante a ser destacado ainda na dimensão Educação é que 48% da população adulta com mais de 25 anos tem como escolaridade apenas o Ensino Fundamental incompleto. Para esta mesma faixa de idade, 63% o Ensino Fundamental incompleto ou Médio incompleto. Apenas 26% tem o Ensino Médio Completo e 10% o Ensino Superior Completo.

Sobre a dimensão Trabalho e Renda vale destacar que a PEA (População Economicamente Ativa) é de 28,4%, o que equivale a um universo de 131,6 mil campistas.

A Taxa de Desocupação no município é de 10,2% e o rendimento médio assalariado de 85% dos campistas é de até 2 Salários Mínimos.

Ainda sobre a dimensão Trabalho e Renda no município de Campos dos Goytacazes, o Atlas aponta que, em 2010, das pessoas ocupadas na faixa etária de 18 anos ou mais do município, 4,77% trabalhavam no setor agropecuário, 2,20% na indústria extrativa, 8,29% na indústria de transformação, 10,46% no setor de construção, 1,10% nos setores de utilidade pública, 16,18% no comércio e 49,74% no setor de serviços.

Nenhum comentário: